Noticias

PROJETOS

UNIFRAN realiza Projeto de Fotografia e monitoramento de aves na região

Redação Portal de Franca
15/10/2021 10:42

Universidade de Franca (UNIFRAN), instituição que pertence à Cruzeiro do Sul Educacional, por meio do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal realiza o projeto Ciência Cidadã, com a programação Aves de Franca: Passarinhando Pela Cidade, que visa incentivar a população a registrar, por meio da fotografia, a presença de aves silvestres em áreas rurais e urbanas da região.

Com o intuito de reunir informações para monitoramento da ocorrência de diferentes espécies de animais em diversas localidades, a iniciativa busca desenvolver a percepção ambiental da população francana e envolver a sociedade em pesquisas científicas, democratizando o acesso à ciência.

Para participar, os interessados deverão fotografar uma ave ou grupo de aves que tenham sido avistadas em qualquer lugar do munícipio de Franca, acessar o formulário eletrônico, que está disponível também através do QR-code disponibilizado no site do projeto, preenchê-lo*, anexar o material e enviar.

Toda a programação dispõe da coordenação da Profa. Dra. Marcela Aldrovani Rodrigues, vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal da Unifran. Para participar e saber mais informações, acesse: https://6133d619bb7fa.site123.me/.

* Os dados coletados serão usados para monitorar a presença de espécies de aves silvestres no município, em busca de informações sobre riqueza, sazonalidade e abundância de avifauna em Franca. Ao preencherem o formulário, os cidadãos informam seu endereço de e-mail e recebem convites e links para participarem gratuitamente de eventos e cursos de extensão sobre conservação, fauna, sustentabilidade e outros assuntos correlatos, promovidos pelo Programa de Pós-graduação e a Instituição de Ensino Superior onde o projeto está sendo desenvolvido.

Drª. Marcela Aldrovani Rodrigues: Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação strictu sensu em Ciência Animal na Unifran. Participou do programa jovem pesquisador da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), com bolsa da Pró-Reitoria de Pesquisa da Unesp (2016-2017).

Realizou estágio pós-doutoral financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), Unesp, câmpus de Jaboticabal (2013-2016). Mestre e Doutora em Biologia Celular e Estrutural e graduada em Ciências Biológicas. Tem experiência com as áreas de Ciências Biológicas, Morfologia, Citologia e Biologia Celular, Histologia, Engenharia Biomédica, Genética, Medicina Regenerativa, Oftalmologia, Saúde Animal.

SERVIÇO

Projeto: Aves de Franca: Passarinhando Pelaa Cidade

Site: https://6133d619bb7fa.site123.me/

Formulário: https://form.jotform.com/212457950926665

Responsável: Dra. Marcela Aldrovani Rodrigues, que atua no Programa de Pós-graduação em Ciência Animal da Unifran.

Foto: Reprodução