Noticias

ODONTOLOGIA

Unifran inicia o projeto 'Saúde Bucal em Tempos de Pandemia'

Redação Portal de Franca
25/05/2020 14:29

O curso de Odontologia da Universidade de Franca - Unifran, instituição que integra a Cruzeiro do Sul Educacional, anuncia o projeto “Saúde Bucal em Tempos de Pandemia”, cujo objetivo é ajudar os alunos a vivenciar a realidade do estágio de forma digital, devido a situação da pandemia, e assim prestar os serviços de saúde bucal para a comunidade e municípios ao redor de Franca.

A partir de agora os estudantes realizarão as orientações online duas vezes na semana e também produzirão materiais informativos para esclarecer as dúvidas dos pacientes. Segundo o cronograma, o projeto se estenderá até o final de junho.

Com 10 professores e cerca de 268 alunos, o projeto conta com quatro fases, no qual a primeira atividade será a elaboração de vídeos e folders digitais para onze públicos-alvo, subdivididos em: Infantil (de acordo com a faixa etária), Infantil com necessidades especiais, Adulto (em categorias como Gestantes, público com doenças crônicas, entre outros) e profissionais da saúde ao prestar uma consultoria especializada para cada situação do paciente.

Além disso, professores da rede pública também receberão material informativo sobre abordagens de biossegurança nas escolas, e como trabalhar com os pais dos alunos as temáticas de saúde. Todos os materiais serão produzidos pelos alunos-estagiários com supervisão do professor-tutor e disponibilizados pelos professores nos canais de comunicação oficiais da Universidade, e dos municípios parceiros: a cidade de Franca, Patrocínio Paulista, Ribeirão Correntes e Restinga.

A segunda fase são os atendimentos online, chamado de “Teleducação em Saúde”. Todas as quintas-feiras e sextas-feiras do mês até o final de junho, das 13h às 16h20, os alunos, supervisionados pelos professores estarão disponíveis por meio de uma plataforma para realizar os esclarecimentos para a população.

Para quem não conseguir o atendimento ao vivo, será oferecido um formulário com questões para que o paciente insira suas dúvidas, para os alunos produzirem de material orientador exclusivo para esclarecimento das perguntas enviadas. São questões recorrentes como escovação e até o impacto da COVID-19 na saúde e a inter-relação da doença com os aspectos bucais.

Já a terceira fase é auxiliar a campanha Maio Vermelho, que visa justamente trabalhar a conscientização do câncer bucal durante o mês. Será elaborado um material informativo sobre as lesões bucais, com ênfase nas lesões bucais causadas pelo COVID-19. E por último, através das redes digitais da universidade, serão feitas lives sobre saúde bucal para públicos como idosos e crianças.

A ideia é proporcionar mais interatividade com a comunidade, de forma bem didática, para que todos consigam entender sobre a saúde bucal no momento. Os estudantes contarão com o suporte dos professores-tutores para oferecerem informações com qualidade em todo o processo do projeto.

Para a docente Ana Elisa Rodrigues Alves Ribeiro, do curso de Odontologia, a expectativa é atingir o máximo de pessoas, para realmente atender a demanda e prestar a assistência para quem precisa, além de aperfeiçoar o lado acadêmico dos estudantes.

“No momento atual, o projeto assume um papel importante para que o futuro profissional possa ter conhecimento e vivência de situações diferentes da área, ganhar experiência em gestão e mercado, além de efetivarmos nosso compromisso com a comunidade e instituições parceiras. As ferramentas digitais nos ajudarão a concretizar nosso trabalho de forma eficiente para o bem de todos”, completa a docente.

Serviço:

Teleducação em Saúde

Data: Toda quinta e sexta-feira até o final de junho
Hora: 13:00-16:20 (ao vivo)
Local: Blackboard Collaborate, via link.

Leia mais 

- Prorrogada consulta pública para privatização de 22 aeroportos paulistas

- Câmara Municipal vota nomeação de complexo viário da Champagnat

- Governo prorroga prazo de inscrição do Enem até dia 27

- Confira as oportunidades na lista de empregos de hoje. Veja!

Foto: Reprodução