Noticias

NEGÓCIOS

Especialista orienta empresários e gestores para retomada das atividades

Redação Portal de Franca
30/05/2020 09:43

As atividades econômicas serão retomadas parcialmente a partir desta segunda-feira, dia 1 de junho, em todo Estado. Em Franca, por exemplo, o decreto assinado pelo prefeito Gilson de Souza (DEM) libera o funcionamento em atendimento presencial com restrições no comércio no período das 9 às 13 horas e dos shoppings e galerias, das 15 às 19 horas. 

Também estão autorizados a funcionar escritórios, imobiliárias e concessionárias de veículos. Lembrando que os estabelecimentos devem cumprir as normas de distanciamento social, higienização e limitação de 20% da capacidade. 

Outra medida tomada pelo prefeito, que é diferente da decisão do Estado, é que as igrejas e templos estão autorizados a retomada das atividades desde que respeitem acesso de até 30% da capacidade estabelecida nos alvarás, distanciamento de 2 metros entre uma pessoa e outra nos assentos e organização nas entradas e saídas para evitar aglomerações. 

Mas após todo esse período de fechamento e restrições, muitos comerciantes, empresários e industriais estão preocupados com a demora para recuperação da economia. É nesse momento que deve se ter bastante atenção e conhecimento para alavancar as vendas e atrair os clientes novamente. 

Jean Dunkl é palestrante, empreendedor, consultor em gestão estratégica de negócios e apaixonado em desenvolver o ecossistema empreendedor. Ele ainda é especialista em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), sócio-fundador da empresa CPD Consultoria Empresarial, gestor da Impera (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Franca) e mentor em programas do Sebrae-SP, CPS (Centro Paula Souza) e Founder Institute publicou um artigo com dicas importantes aos empresários. 

Sua empresa está pronta para retomar as atividades?

A pandemia do novo coronavírus pegou todo o mundo de surpresa. Aos poucos tudo foi parando de funcionar, empresas e fábricas foram obrigadas a suspenderem os trabalhos e fecharem as portas. Dois meses depois, gradativamente a partir desta segunda-feira (01/06) as cidades iniciam a retomada de suas atividades, com as devidas restrições. 

Antes de isso tudo acontecer, muitas empresas já sofriam com problemas de gestão. E como sempre falo, geralmente os empresários abrem o negócio pela afinidade que têm com a operação e, não com a gestão. Diante disso, a gestão fica enfraquecida.

Isso é comum. Se antes eu já via muitos empresários penarem com isso, hoje, vivendo esse momento atípico, se evidencia a necessidade da gestão profissional nos negócios.

Aos poucos voltaremos com o mercado ainda mais acirrado, empresas precisando vender, o cliente valorizando ainda mais o seu dinheiro e com uma necessidade de compra represada - no entanto essa compra será feita com muita cautela. Redesenhar o modelo de negócios e ajustar o planejamento estratégico se tornam ações de primeira necessidade e o foco será gerar valor percebido aos consumidores. A entrega de valor tem que de fato fazer sentido.

A insegurança muda a relação de consumo e os gatilhos de decisão já não são mais os mesmos. O que vai motivar a compra deste cliente provavelmente não será a mesma motivação anterior. Esse cliente que antes decidia por autorrealização, comprava por impulso e muitas vezes o supérfluo, até por uma questão de status e de pertencimento a um grupo, volta para a sua necessidade básica.

Para finalizar ficam algumas dicas importantes. No que diz respeito a produto, avalie o estoque e evite a ruptura, calcule o giro e programe a reposição rápida: não é hora de faltar produto em suas prateleiras.

Reforço a necessidade de reavaliar o modelo de negócios e ajustar o planejamento estratégico. Uma análise financeira detalhada é de grande importância no momento, considerando as variações dos custos dos produtos, os custos da operação e a garantia de uma precificação correta, que gere os resultados esperados para a manutenção da empresa. Essas ações vão salvar muitos negócios.

Se liga na Live 

Na próxima terça-feira (2) às 19h o jornalista Samuel Cintra estará ao vivo em uma live com Jean Dunkl para falar mais detalhes sobre o assunto e orientar os interessados. Para acompanhar e participar basta acessar a página oficial do Portal de Franca pelo Facebook. 

Foto: Divulgação