Noticias

TRANSPORTE

São José renova frota com 10 novos ônibus no transporte público de Franca

Redação Portal de Franca
01/07/2020 19:02

A São José, concessionária do transporte coletivo urbano em Franca, está renovando a sua frota. Ela adquiriu no final do ano passado dez ônibus zero-quilômetro com chassi Mercedes-Benz OF-1721 equipados com carroceria Mascarello, modelo Viagio. Os novos veículos, financiados por meio de uma linha de crédito do Banco Mercedes-Benz, têm capacidade para 76 passageiros (41 sentados e 35 em pé) e beneficiarão, neste momento de pandemia, os usuários de dez linhas.

O investimento total da transportadora foi de cerca de R$ 4,3 milhões. “A São José tem um compromisso muito forte com a comunidade de Franca e tem feito uma série de investimentos. Os novos veículos foram financiados no final do ano passado e, devido à crise do coronavírus, a entrega só está sendo possível ser feita agora. Como somos um concessionário do Poder Público e temos de prestar serviços com qualidade, precisamos investir na renovação da frota, continuar pagando os nossos colaboradores e fornecedores”, afirma Paulo Barddal, diretor de Comunicação da São José.

A explicação é necessária pois, mesmo na época de pandemia, com a manutenção da frota em cerca de 47% e com perda de demanda de até 80% no número de passageiros pagantes, a concessionária vem conseguindo manter o serviço conforme as determinações da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Franca (Emdef), o órgão gestor do transporte.

“É importante que a comunidade saiba que a São José, assim como centenas de operadoras pelo País, tem de honrar seus compromissos. Em Franca, a transportadora solicitou auxílio à Prefeitura pois como em qualquer outra cidade, fazemos parte dos serviços essenciais e, sem receita e sem a ajuda necessária, como fizeram cidades como São Paulo, Campinas, Indaiatuba, entre muitas outras, fica bastante complicado manter a operação”, diz Barddal.

Dois dos dez ônibus novos já circulam pelas ruas e avenidas da Região Norte de Franca e os demais estarão nas ruas a partir da próxima semana. Entre as novidades estão o sistema de iluminação interna, todo em led, o que traz maior conforto visual aos usuários. Os veículos possuem dispositivo de emergência em todas as janelas, poltronas em almofadas com design moderno, piso todo em alumínio com detalhes anti-derrapantes para dar mais segurança, cintas móveis de apoio nos balaústres.

As linhas que receberão os novos veículos são 106 - City Petrópolis via Cambui, com média de 1.159 passageiros/dia, a 105 - Paineiras via Horto, com média de 950 usuários, a 104 - Vera Cruz via Luiza (1.236 usuários), a 109 - Publicano via Júlio Delia (766), a 113 - Aeroporto 3 (1.429), a 115 - Elimar via Unifran (334), a 116 - Jardim Noêmia (543), a 123 - Vila Hípica (852), a 122 – Panorama (700) e a 112 - Jardim Zelinda (949).

Em média, neste cenário de pandemia, serão atendidos cerca de 8.018 passageiros pelos novos ônibus. Antes da pandemia, nessas linhas, havia uma média superior a 30 mil usuários.

Prevenção 

Outra boa notícia do transporte público em Franca é referente à quantidade de funcionários acometidos pela Covid-19. Desde que a pandemia começou até hoje nenhum dos 294 colaboradores apresentaram a doença.

“Desde o início, a São José tem tomado diversas medidas para proteger os seus colaboradores e o público usuário do transporte. Colocamos cartazes informativos na garagem, dentro dos ônibus e nos terminais, distribuímos álcool em gel, estamos fazendo a medição diária da temperatura dos funcionários, intensificamos os processos de limpeza e higienização dos ônibus e também ofertamos máscaras laváveis aos colaboradores”, argumenta Barddal.

As medidas preventivas, aliadas ao cuidado pessoal de cada funcionário, servem para desmitificar o preconceito sobre o transporte pois, até o momento, não é possível afirmar que alguma pessoa se contaminou dentro de um veículo da São José. A concessionária, inclusive, tem feito ações constantes para a higienização do Terminal Central Ayrton Senna, e seguido as orientações defendidas pelos órgãos de saúde.

Fotos: Divulgação