Noticias

CAFEICULTURA

Cocapec comemora 35 anos neste sábado e conta com mais de 2 mil cooperados

Redação Portal de Franca
10/07/2020 17:20

Neste sábado (11) a Cocapec completa 35 anos. A cooperativa, que tem sua sede em Franca/SP, região da Alta Mogiana, é uma das maiores da cafeicultura do brasileira e atualmente possui mais de 2 mil cooperados no quadro social, 7 unidades e através de uma rede de Serviços Integrados colabora para produzir um dos melhores cafés do mundo.  

O café na região é cultivado há mais de 200 anos, mas para se desenvolver precisava de um modelo de organização estabelecido e que desse o apoio produtor que o produtor necessitava, e aí o cooperativismo foi o caminho. José Carlos Jordão, uma importante liderança, foi até o Paraná e trouxe um núcleo da Cocap (Cooperativa Central Agropecuária do Paraná) para Franca/SP. 

Em 1984, após problemas econômicos, a Cocap encerrou as atividades na cidade, e foi aí que os produtores, em uma Assembleia, se mobilizaram e decidiram pela criação da Cocapec, Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas. Após a assinatura da ata, os se comprometeram com o novo desafio, que seria oficialmente concretizado em 11 de julho de 1985.

Não demorou muito para a Cocapec expandir para outras cidades da região, e atualmente são 7 unidades, contando com a matriz, localizadas nos municípios de Capetinga/MG, Claraval/MG, Cristais Paulista/SP, Ibiraci/MG, Pedregulho/SP e São Tomás de Aquino/MG.

Além disso, a Cocapec uma rede chamada Serviços Integrados que possui o objetivo de dar o suporte aos cooperados em todas as etapas do ciclo produtivo. Como o Laboratório de Análises, criado em 1986. Hoje, Modernos equipamentos fazem o diagnóstico das amostras de solo, que tem a certificação do IAC (Instituto Agronômico de Campinas) e de folha, que possui o selo de qualidade concedido pela Esalq/USP. Qualidade, agilidade e eficiência sãos alguns dos atributos deste setor, um dos melhores do Brasil.

Outro item fundamental é a Consultoria Técnica, um trabalho que é realizado desde o início da cooperativa, sempre orientando os produtores em vários aspectos, levando em conta seus objetivos e particularidades. O apoio vai além dos diagnósticos de pragas e doenças, pois os técnicos auxiliam o cafeicultor na gestão da propriedade definindo em conjunto o melhor caminho a seguir. Atualmente, o departamento conta com 21 profissionais entre equipe de campo e suporte interno.

O Departamento de Café é o coração da Cocapec. É neste o ambiente em que todo o trabalho de um ciclo é concretizado. Desde sempre, profissionais analisam a produção dos cooperados e buscam as melhores oportunidades comerciais. Atualmente, todas as unidades possuem colaboradores que dão suporte aos produtores nesta importante etapa. Além disso, o trabalho é realizado com aprimoradas técnicas para entregar o melhor resultado aos produtores.

Os milhares de lotes analisados anualmente irão abastecer diversos mercado no Brasil e no mundo. Além disso, o setor conta com um moderno laboratório para Cafés Especiais desde 2018. No local os profissionais denominados Q-graders analisam os lotes superiores de acordo com o protocolo internacional da SCA (Specialty Coffe Association) e fazem a pontuação e posteriormente o trabalho comercial.

Ao longo dos anos a Cocapec foi aumentando e modernizando seus processos de armazenagem de café. A granzelização, processo de recebimento em big bag e a granel, foi implementada em 2012. Com muitos benefícios, entre eles a agilidade e a redução de custos, a adesão e adaptação de todos foi rápida, e atualmente mais 95% da produção recebida é através da granelização.

Com matéria prima de qualidade, fornecida pelos cooperados, a Cocapec criou sua torrefação em 1989, e atualmente produz 3 marcas, o Café Cocapec,  Tulha Velha, e a linha Senhor Café, feita com grãos tipo exportação, disponíveis nas versões Gourmet e Superior com opções em grãos, torrado e moído, cápsulas, cappuccino e kit de presente. Além de estar disponível em várias regiões, há também a loja online www.senhorcafe.com.br.

Como não poderia deixar de ser, difundir a cultura cooperativista sempre esteve entre as prioridades da Cocapec. E a importância deste modelo de organização é destacado em diversas oportunidades para diferentes públicos em eventos como o Encontro de Crianças e Encontro de Mulheres, e em ações como o Projeto Escola no Campo e Programa de Visitas. O movimento Somoscoop, criado pela OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) em 2018, passou a fazer parte de toda a estratégia de comunicação da cooperativa, como forma de fortalecer ainda mais o cooperativismo.

Além disso, diversas ações são realizadas há vários anos junto a comunidade com projetos visando a educação, lazer e alegria a milhares de pessoas. Para isso, apoio com instituições como Sescoop/SP e Senar/MG sempre foram fundamentais. 

Até o momento 10 gestões estiveram a frente da Cocapec. Eleitos de forma democrática através das Assembleias Gerais Ordinárias, é composta por três membros, Diretor Presidente; Diretor Vice-presidente e Diretor Secretário. Estes homens corajosos tiveram e têm a importante missão de coordenar os rumos da cooperativa e encontrar sempre o melhor caminho. 

Certamente a Cocapec tem umas das histórias mais bonitas do cooperativismo. A jornada até aqui não foi fácil e vários desafios tiveram que ser superados. Atualmente, a pandemia do novo coronavírus fez a cooperativa a se reinventar em um curto espaço de tempo para continuar prestando os serviços aos cooperados, mas certamente sairá ainda mais fortalecida.

Uma cooperativa é feita de pessoas para pessoas, por isso o nosso muito obrigado a todos os colaboradores que todo os dias se dedicam a fazer o melhor; e para as inúmeras instituições e fornecedores que sempre trabalham com seriedade na busca de soluções para o setor.  E o nosso agradecimento especial a todos os cooperados que construíram esta cooperativa, e para os que continuam contribuindo, apoiando, participando e fortalecendo a Cocapec.

Veja mais detalhes da trajetória da Cocapec no site www.cocapec.com.br e Instagram @cocapecaltamogiana em que foram realizadas 35 publicações, uma por dia, contando vários momentos da história da cooperativa.

Foto: Reprodução