Noticias

LIVE

Live ‘A Folia e a Festa do Divino’ terá cantoria típica neste sábado, 18

Redação Portal de Franca
15/07/2020 11:47
“Deus lhe pague, da boa esmola, oh da bonita esmola”. O verso improvisado, entoado com fé e emoção pelo mestre folião José Roberto Landim agradece a ajuda ofertada. Durante o ano inteiro, a Folia do Divino de São Luiz do Paraitinga (SP) vai de casa em casa, na cidade e na zona rural, levando a Bandeira (com a pomba que representa Deus), convidando as pessoas para a festa e pedindo contribuições para a realização da tradicional Festa do Divino, que acontece no município há mais de 200 anos.
 
Os bastidores da organização serão revelados na live “A Folia e a Festa do Divino”, que acontece neste sábado (18/07), às 10h, na página do Caminhos do Divino no Facebook. O casal de festeiros 2020/2021 Luís Cláudio Saad Cunha (Pé de Galo) e Suelen Bonafé e o mestre folião José Roberto Landim são os convidados do animado bate-papo.
 
“Eu e toda minha família somos muito católicos, desde pequenina participo de todas as celebrações religiosas da Festa do Divino e sempre sonhei que seria festeira. Chegou a minha vez. Acredito que foi o Divino que escolheu a mim e ao meu marido. É uma honra e uma grande responsabilidade”, afirma Suelen.
 
O projeto www.caminhosdodivino.com.br, lançado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, promove uma série com oito lives até 29 de agosto, todo sábado, sempre às 10h, ressaltando temas diversos relacionados a esta importante e tradicional festa da cultura paulista, retratada na exposição virtual.
 
Os encontros na Internet são mediados pela fotógrafa e autora do projeto Andrea Goldschmidt e pela produtora cultural Vandreza Freiria, com a participação de convidados especiais. “O que faz uma pessoa dedicar tanto do seu tempo para isso? Será a fé, a socialização, o orgulho pela realização, a vontade de manter viva uma tradição, ou simplesmente pela diversão?”, questiona Andrea.
 
A conversa deste sábado promete muitas surpresas, com cantoria típica da Folia do Divino entoada ao vivo. “A Folia acompanha a Bandeira cantando e orando, visitando as casas e convidando para a festa. Nós pedimos prenda e quando recebemos a oferta entoamos os versos improvisados, direcionados para a pessoa que ajudou. O Divino me deu esse dom de aprender com alguém que tinha conhecimento. Ser mestre é inovar, mas sem perder a origem da tradição”, diz José Roberto.
 
Confira abaixo a programação completa e já anota na agenda!
 
A exposição

“Caminhos do Divino” (www.caminhosdodivino.com.br) é uma exposição virtual interativa que pode ser acessada pelo computador, celular ou tablet. O webdocumentário, produzido pela fotógrafa Andrea Goldschmidt e premiado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), é uma obra de arte que retrata as diversas manifestações, danças, músicas, gastronomia, fé, tradição e religiosidade da Festa do Divino em São Luiz do Paraitinga (SP).
 
Durante a visita, cada internauta pode escolher os caminhos que deseja percorrer, conforme os aspectos que mais o interessam, nas perspectivas da Fé, do Conhecimento e do Turismo. O ponto de partida é o mapa da cidade com oito ícones que representam a festa: a Igreja, o Império, o Afogado, a Cavalhada, a Congada, a Praça, a Procissão de Pentecostes e a Folia.
 
Em cada um desses lugares, diferentes mídias são disponibilizadas (fotos, vídeos, realidade virtual com imagens 360 graus e animações em realidade aumentada) oferecendo uma experiência personalizada. E o visitante ainda encontra algumas surpresas nesse caminho de descobertas.
 
SERVIÇO
Programação de lives
Quando: todo sábado, até 29 de agosto
Horário: das 10h às 11h
Onde assistir:  Caminhos do Divino (Facebook) - https://www.facebook.com/caminhosdodivinoexpo/
 
18 de julho - “A folia e a Festa do Divino”
Participantes: casal de festeiros 2020/2021 Luís Cláudio Saad Cunha (Pé de Galo) e Suelen Bonafé e o mestre folião José Roberto Landim
 
25 de julho - “Brincadeiras no pouso do Divino”
Participante: músico Amarildo Pereira Marcos
 
1º de agosto - “Origens e histórias religiosas da festa”
Participantes: teóloga Márcia Molinari Bertolino e os devotos Ana Rosa Moradei e Pedro Moradei
 
08 de agosto - “Reis do Congo e Império do Divino”
Participante: produtora cultural Marinilda Boulay
 
15 de agosto - “Origens e histórias culturais da festa”
Participante: historiador e ex-festeiro João Rafael Cursino dos Santos
 
22 de agosto - “As histórias por trás das Cavalhadas”
Participante: historiadora Esther Rapoport
 
29 de agosto - “Caminhos do Divino: história e resultados”
Participante: fotógrafa e autora do projeto Andrea Goldschmidt
 
Foto: Andrea Goldschmidt / Divulgação