Noticias

ECONOMIA

Cálculo da inflação no país vai mudar a partir de janeiro

Redação Portal de Franca
14/10/2019 12:50

A forma como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) calcula a inflação vai mudar. A partir de janeiro do ano que vem, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, conhecido pela sigla IPCA, vai pesquisar a variação nos preços de 377 produtos e serviços, sendo 56 deles novos na lista.

Serão incluídos na pesquisa, por exemplo, os gastos dos brasileiros com transportes por aplicativo e com serviços de streaming e com cuidados com animais de estimação. Por outro lado, saem do calculo, itens como aparelhos de DVD, assinatura de jornais e máquinas fotográficas.

A mudança, anunciada pelo IBGE, ocorre em função dos novos hábitos de consumo dos brasileiros, que foram identificados na Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017-2018. Também haverá ajustes no peso dos grupos e regiões analisados no novo IPCA. O grupo de transportes, por exemplo, será o principal componente da inflação pela primeira vez.

Vai representar 20,8% do indicador, e o grupo de alimentação e bebidas terá participação diminuída de 22% para cerca de 19%. São Paulo vai permanecer com o maior peso no IPCA, passando de pouco mais de 30% para 32,32%.

Já a participação de Belo Horizonte, que é de 10,9%, cairá para 9,7%. O IPCA reflete a cesta de consumo das famílias com rendimento mensal de um a 40 salários mínimos. O indicador é composto com preços monitorados em 16 cidades e regiões metropolitanas do país.