Noticias

AGLOMERAÇÕES

Vigilância aperta o cerco para coibir uso de casas como bares irregulares

Redação Portal de Franca
28/08/2020 09:36

Após as denúncias e flagrantes de uso irregular de imóveis residenciais para realização de eventos e até funcionamento de bares clandestinos, a Vigilância Sanitária promete apertar o cerco nas fiscalizações com apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal em Franca (SP).

Nesta semana, as autoridades confirmaram que chácaras e casas em bairros residenciais estão sendo transformadas em estabelecimentos comerciais e recebendo aglomeração de pessoas, o que nesse momento, não está permitido em virtude das restrições da pandemia.

Fiscais constataram em alguns pontos, casas com geladeiras e com grande quantidade de bebidas, sendo vendidas aos frequentadores e com intuito de tentar driblar a fiscalização, os imóveis ficam fechados e aparentemente o que seria um imóvel residencial se torna um bar. A situação também é complicada com relação as chácaras que continuam sendo alugadas e nesses locais a promoção de eventos e festas.

As autoridades lembram que imóveis residenciais não podem ser utilizados para fins comerciais, e portanto, para esse tipo de atividade é necessário a emissão de alvará municipal e outras documentações. Em caso de promoção de eventos as regras são ainda mais rígidas com necessidade até mesmo de autorização do Corpo de Bombeiros com (AVCB).

O ‘jeitinho’ criado para evitar a fiscalização pode render multas de valores altos aos donos dos imóveis e punições aos promotores de eventos.

Fase laranja

Franca está na fase laranja do Plano São Paulo e essa foi a primeira semana de flexibilização após quase dois meses na fase vermelha. Com o avanço, comércios e shoppings, voltaram a atender clientes com limitação de até 30% da capacidade e em horários definidos, mas os estabelecimentos como, por exemplo, bares, restaurantes, similares continuam impedidos de abrir para atendimento presencial sendo somente autorizado os serviços de delivery e entregas.

Igrejas, academias, salões de beleza, barbearias também continuam impedidos de atender os clientes, pelo menos na teoria, porque na prática o que se vê pelas ruas é o desrespeito as regras e muita aglomeração.

Covid-19 em Franca

O número de casos continua em alta em Franca até ontem (27) foram 71 óbitos, 3.566 casos confirmados e 753 curados.

O que mais preocupa é que associado ao desrespeito as regras, alta de casos e mortes, os leitos de UTI na ala Covid-19 no Hospital do Coração continuam com 100% de ocupação, ou seja, dos 31 leitos disponíveis todos estão ocupados.

A taxa de ocupação de leitos é o principal critério de avaliação do Estado e a qualquer momento se a região que inclui Franca e 22 cidades chegar ao índice acima de 80% pode ter regressão para a fase vermelha e prejudicar ainda mais novamente as atividades econômicas.

Fotos: Vigilância Sanitária / Divulgação