Noticias

FRAUDE

STJ afasta Wilson Witzel do governo do RJ por fraudes na saúde

Bianca Cintra
28/08/2020 10:23

O Superior Tribunal de Justiça determinou, nesta sexta-feira, o afastamento imediato, de Wilson Witzel, do PSC, do cargo de governador do Rio de Janeiro por irregularidades em contratos emergenciais para enfrentamento da pandemia de coronavírus.

A medida vale inicialmente por 180 dias.

Não há ordem de prisão contra o governador, mas equipes da Polícia Federal saíram às ruas nesta manhã para o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão contra outros envolvidos no esquema fraudulento em questão, inclusive em outros estados: Espírito Santo, São Paulo, Alagoas, Sergipe e Minas Gerais e no Distrito Federal.

Entre os alvos estão Pastor Everaldo, presidente do PSC, e a primeira-dama, Helena Witzel.

A operação desta sexta foi batizada de Tris in Idem e é desdobramento de outras duas operações realizadas em maio: a Operação Favorito e da Operação Placebo.

Segundo apontam investigações da Procuradoria-Geral da República, o governo do Rio estabeleceu um esquema de propina para a contratação emergencial e para liberação de pagamentos a organizações sociais que prestam serviços ao governo.

Vale lembrar que Witzel também alvo de um processo de impeachment na Assembleia Legislativa do Rio, embora o processo esteja travado, com recursos sendo analisados pelo Supremo Tribunal Federal.

Foto: Reprodução