Noticias

GOLPE

'Conta para mim': Golpistas usam nome de projeto para enganar vítimas, alerta MEC

Bianca Cintra
01/09/2020 11:25

Atualmente tem circulado nas redes sociais e também no WhatsApp uma mensagem que diz que o Ministério da Educação está distribuindo, de graça, livros do projeto Conta pra Mim.

Para ter acesso aos supostos exemplares, o usuário precisa se cadastrar no que a mensagem diz ser o site do projeto, clicando no link indicado no texto. A mensagem, no entanto, é falsa. E o alerta foi feito pelo próprio MEC.

A pasta reitera que o acesso à coleção é gratuito e não há necessidade de fazer nenhum. O projeto, para quem ainda não tinha ouvido falar, é uma mini biblioteca em formato digital, com dezenas livros disponíveis para download. Para baixar os títulos, basta acessar que como reforça o MEC, é o único site oficial do projeto.

Na mensagem fraudulenta, além de pedir que o usuário se cadastre, compartilhando informações pessoais, os golpistas também afirmam que é necessário compartilhar o link com os contatos na rede e no mensageiro, e assim o golpe vai se espalhando por ai.

Lembre-se: evite ao máximo clicar em links enviados nas redes sociais e em mensagens no seu celular – especialmente quando o link estiver associado a algum tipo de vantagem.

Na dúvida, busque os canais oficiais da empresa pública ou privada associada à suposta promoção para se certificar sobre a veracidade da ação.

Foto: Reprodução