Noticias

PLANO SP

Prefeitura de Franca contesta Estado e pede avanço para fase amarela do Plano SP

Redação Portal de Franca
05/09/2020 18:03

A região de Franca permaneceu na fase laranja do Plano São Paulo conforme o anúncio feito ontem (4) pelo governador João Doria em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes. Com a decisão, bares, restaurantes, similares, academias e outros segmento seguem fechados por mais 15 dias e o comércio e shoppings podem atender clientes com horários definidos e limite de público. 

Na tarde deste sábado (5) a Prefeitura de Franca emitiu um comunicado informando que vai contestar a decisão do Estado e cobra o avanço para a fase amarela, que garantiria a abertura de mais atividades econômicas em 23 cidades da região. 

No documento a Prefeitura alega "entre todos os municípios do Estado de São Paulo, Franca é uma das cidades que apresenta o menor número de óbitos por Covid-19 e de pessoas contaminadas por coronavírus em cada grupo de 100 mil habitantes". 

E acrescenta "outro fator fundamental é que Franca e região têm, atualmente, 109 leitos de UTI SUS e segundo a própria Divisão Regional de Saúde - DRS 8 - a taxa de ocupação destes leitos está em 62%. Índices suficientes para colocar Franca e região na Fase Amarela". 

E por fim conclui "dessa forma, a prefeitura de Franca irá contestar a decisão do Governo do Estado e solicitar que sejam revistos estes indicadores, tomando, inclusive, providências jurídicas, se necessário for, para provar, tecnicamente, que a posição da cidade e região no Plano São Paulo é a Fase Amarela". 

Veja nota na íntegra: 

A prefeitura de Franca informa que contestará o Governo do Estado pela manutenção da cidade na Fase Laranja do Plano São Paulo, pois por todos os números relativos ao enfrentamento e contingenciamento à Covid 19 que o município apresenta atualmente, Franca está na Fase Amarela.

Entre todos os municípios do Estado de São Paulo, Franca é uma das cidades que apresenta o menor número de óbitos por Covid 19 e de pessoas contaminadas por coronavírus em cada grupo de 100 mil habitantes.

Outro fator fundamental é que Franca e região têm, atualmente, 109 leitos de UTI SUS e segundo a própria Divisão Regional de Saúde - DRS 8 -, a taxa de ocupação destes leitos está em 62%. Índices suficientes para colocar Franca e região na Fase Amarela.

Dessa forma, a prefeitura de Franca irá contestar a decisão do Governo do Estado e solicitar que sejam revistos estes indicadores, tomando, inclusive, providências jurídicas, se necessário for, para provar, tecnicamente, que a posição da cidade e região no Plano São Paulo é a Fase Amarela.

Foto: Reprodução