Noticias

CURSOS

Projeto Guri oferece mais de 800 vagas para cursos na região

Bianca Cintra
08/09/2020 11:46

Manifestação de interesse para novos alunos e alunas do Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – será realizada de 1 a 30 de setembro, de maneira online, para os polos de ensino do interior e litoral de São Paulo.

São 30 cursos gratuitos de música para crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos incompletos (o sistema carregará os polos com cursos disponíveis para a idade informada, respeitando a faixa etária de ingresso em cada turma*).

O início das aulas presenciais está previsto para o dia 7 de outubro, conforme calendário proposto pelo Governo no Plano São Paulo, apenas se todas as regiões do Estado se encontrarem na fase amarela nos 28 dias que antecedem essa data. A volta às aulas presenciais também terá que ser autorizada pelo poder público de cada uma das cidades.

Além disso, todas as medidas de segurança estão sendo tomadas, visando a saúde e o bem-estar dos Guris, familiares, empregados, empregadas e comunidade.

Para fazer a inscrição, o responsável deve acessar o link www.projetoguri.org.br/matricula2020 e preencher as informações pedidas.

A seguir a tabela com faixa etária mínima para ingresso em cada curso:

Acordeon- 3 anos

Baixo elétrico- 10 anos

Bandolim- 8 anos

Bateria- 10 anos

Cavaco- 8 anos

Clarinete- 9 anos

Contrabaixo- 9 anos

Coral infantil- mínimo 6 anos, máximo 8 anos

Coral juvenil- mínimo 9 anos

Oboé- 10 anos

Eufonio- 10 anos

Flauta transversal- 3 anos

Guitarra elétrica- 10 anos

Iniciação musical- mínimo 6, máximo 8 anos

Luteria- 14 anos

Oficina de musicalização- 8 anos

Percurssão- 8 anos

Saxofone- 9 anos

Teclado/Piano- 8 anos

Tecnologia musical- 8 anos

Trombone- 10 anos

Trompa- 10 anos

Trompete- 10 anos

Tuba- 13 anos

Viola- 10 anos

Viola caipira- 8 anos

Violão- 8 anos

Violino- 10 anos

Violoncelo- 10 anos

As faixas etárias acima indicam as idades apropriadas para o início em cada curso considerando razões de caráter pedagógico e de estrutura física, relacionadas ao desenvolvimento cognitivo, de maturidade muscular, tonicidade, coordenação motora fina etc.

Após o preenchimento, clicar em ‘enviar’ para que seja gerado o número de protocolo referente ao processo.

Posteriormente, a coordenação do polo escolhido entrará em contato com o responsável, confirmará a matrícula no curso indicado (caso haja vaga no mesmo) e fornecerá instruções para o envio dos documentos (RG, comprovante de matrícula/escolaridade e comprovante de endereço). Nesta etapa, o responsável receberá também um link com o questionário social que deve ser preenchido e enviado.

As informações descritas no questionário são fundamentas para que nossas equipes conheçam as demandas dos matriculados e, com isso, tracem planos estratégicos de acordo com o perfil de cada turma e/ou aluno e aluna.  

A matrícula só será oficializada no polo e curso escolhido, após contato da coordenação e envio dos documentos do aluno/aluna.

O formulário, disponível a partir do dia 1º de setembro, é bem simples e poderá ser preenchido a partir de qualquer plataforma (celular IOS, celular Android, tablet, computador, etc). Para ingressar no Projeto Guri basta ter entre 6 e 18 anos incompletos e estar regularmente matriculado na escola. Não é preciso ter conhecimento prévio de música, nem possuir instrumentos ou realizar testes seletivos.

Os endereços dos polos estão no site www.projetoguri.org.br

Confira a lista completa dos polos com vagas abertas na região.

Foto: Divulgação