Noticias

PLANO SP

Franca e Ribeirão Preto devem continuar na fase laranja até 18 de setembro

Redação Portal de Franca
10/09/2020 18:53

O Governo do Estado não deve mudar a classificação do Plano São Paulo antes do dia 18 de setembro. A decisão, portanto, mantém as regiões de Franca e Ribeirão Preto na fase laranja, apesar das reações dos prefeitos Gilson de Souza (DEM) e Duarte Nogueira (PSDB) que pediram reavaliação dos dados pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus.

Em Franca, a administração alimenta uma expectativa de mudança nesta sexta-feira (11), porém o Estado nega que mudanças aconteçam antes da data definida para apresentação do novo mapeamento das fases de flexibilização prevista para dia 18 de setembro.

As ameaças de buscar a Justiça também não surtiram efeito, pelo menos até agora, aliás em Ribeirão Preto o pedido foi negado. Inconformado com a decisão, alguns prefeitos da região administrativa de Ribeirão Preto decidiram contrariar as regras do Estado e mantiveram bares, restaurantes, similares, academias e outros estabelecimentos abertos, o que não é permitido na fase laranja.

Já em Franca, o prefeito Gilson de Souza (DEM) publicou decreto que prevê as regras impedindo as atividades desses segmentos até dia 12 de setembro, e não houve manifestação pública, contrariando as determinações do Estado.

Os dados da plataforma de monitoramento do Estado com relação aos casos de coronavírus mostram nesta quinta-feira (10) que a região administrativa de Franca tem taxa de ocupação de leitos em 52,5% e o percentual reduziu após a ampliação de leitos em várias cidades como, por exemplo, Franca, Igarapava, São Joaquim da Barra, Ipuã, Ituverava e Morro Agudo.

Os números mais recentes mostram que a região tem 20,6 leitos de UTI para cada 100 mil habitantes. O gráfico exposto nos dados divulgados com base nas informações da Diretoria Regional de Saúde (DRS-VII) ainda apontam que foram registrados 8.523 casos confirmados e 218 óbitos na região que abrange Franca e mais 22 cidades. A atualização foi feita às 17h.

Em Ribeirão Preto, os dados apontam taxa de ocupação também de 52,5% e um total de 20,5 leitos de UTI para cada 100 mil habitantes. Na região de Ribeirão foram registrados 32.857 casos confirmados e desses 1.084 mortes.

Foto: Reprodução