Noticias

FOGO

Queimadas causam interrupção de energia em 151 cidades da região

Redação Portal de Franca
30/09/2020 16:17

Além de todos os danos ambientais que as queimadas vêm causando por todo o país nos últimos meses, essa prática também tem trazido transtorno para o fornecimento de energia em diversos municípios atendidos pela CPFL Paulista.

Um levantamento feito pelo Centro de Operações da distribuidora mostra que em 64% das cidades da sua área de atuação (151) tiveram interrupções causadas por queimadas. Os registros chegam a 948 casos entre os meses de junho e agosto de 2020.

Na região de Ribeirão Preto e Franca, foram contabilizadas 282 interrupções no fornecimento de energia causadas por queimadas, mais de 23 por semana. Das 66 cidades atendidas pela companhia, 77% delas (51) tiveram clientes afetados pelos efeitos das queimadas na rede de transmissão e distribuição de energia.

No ranking de municípios com mais interrupções entre junho e agosto com 61 ocorrências, Ribeirão em primeiro lugar. Barretos ocupa a segunda posição com 27 casos e Monte Alto e Olímpia ficam em terceiro na lista com 14 registros.

Já na região de Franca, com 23 ocorrências, Franca ficou em primeiro lugar. Ituverava ocupa a segunda posição com 9 casos e Nuporanga é o terceiro da lista com 7 registros.

“É importante a conscientização da população e dos produtores agrícolas, pois os incêndios sob a rede de distribuição de energia são, muitas vezes, causados pelo uso do fogo como método de poda de algumas plantações. O impacto das queimadas é maior ainda quando acontecem sob as linhas de transmissão, responsáveis pelo abastecimento de regiões inteiras”, alerta Rodrigo de Vasconcelos Bianchi, gerente de Operações de Campo, da CPFL Paulista.

Quando uma queimada é realizada sem a autorização dos órgãos ambientais competentes e de forma irresponsável, o fogo muitas vezes sai do controle e atinge áreas habitadas, de preservação e redes de transmissão e distribuição de energia. Nesses casos, o fornecimento fica prejudicado, causando transtornos aos clientes da CPFL Paulista.

Nessas situações, o trabalho das equipes de manutenção da companhia fica dificultado por conta do fogo, que precisa ser combatido pelos bombeiros para que os trabalhos possam ser iniciados. Dependendo da queimada, esse combate às chamas pode levar horas, elevando ainda mais o tempo que a população fica sem energia e os eletricistas sem poder reparar a rede por motivos de segurança.

Foto: Reprodução