Noticias

FLEXIBILIZAÇÃO

Região de Franca aguarda nesta sexta a nova classificação do Plano SP

Redação Portal de Franca
07/10/2020 18:16

O governo do Estado faz nesta sexta-feira (9) a avaliação dos dados e apresenta a reclassificação do Plano São Paulo. Essa será a primeira vez de análise após um mês, antes os anúncios eram feitos a cada quinze dias.

A expectativa de muitos é o possível avanço para a fase verde já que na última apresentação feita em 11 de setembro, todo o Estado foi classificado na fase amarela.

Os dados são analisados de forma regional, portanto, o Estado leva em consideração os números de 17 regiões administrativas e as informações são baseadas com os registros transmitidos pelas Diretorias Regionais de Saúde (DRS).

Na região de Franca que inclui um total de 22 municípios a atualização feita nesta quarta-feira (7) pela Diretoria Regional de Saúde (DRS-VIII) aponta o registro total de 341 mortes e um total de 12,152 casos confirmados desde o início da pandemia em março desde ano.

A taxa de ocupação de leitos que é um dos critérios mais importantes é de 43,4% sendo que a região tem à disposição um total de 19,6 leitos de UTI para cada 100 mil habitantes.

NOVA ANÁLISE

É importante lembrar que o Estado pode definir pelo avanço com base nos números de monitoramento do coronavírus em cada região e ao contrário do que ocorria antes, a regressão pode ser automática para a fase vermelha (a mais rigorosa do plano) para as regiões onde houve aumento dos índices.

Caso alguma região seja rebaixada, terá que fechar todos os segmentos da economia novamente e manter apenas os chamados serviços essenciais, assim como aconteceu no início do plano de flexibilização.

O QUE MUDA NA FASE VERDE ?

De acordo com os critérios definidos pelo Estado, a única mudança para as regiões que avancem para a fase verde seria abertura de academias, mas na prática isso já ocorre em várias cidades.

A mudança seria realmente pequena já que boa parte do que atualmente está em atividade, permaneceria, as únicas exceções são para os espaços públicos, teatros, cinemas, e promoção de eventos que gerem aglomerações, mas o que também na prática em vários municípios já ocorrem com restrições impostas por decretos municipais.

A fase verde é a número 4 e a penúltima do Plano São Paulo. Nesse etapa estão permitidas as atividades normais de imobiliárias, concessionárias e escritórios. Já as atividades com restrições seriam permitidas para bares, restaurantes e similares, comércio, shoppings, salões de beleza e academias.

É importante lembrar que durante as avaliações sempre foram feitas mudanças e adequações de acordo com a evolução de casos da doença.

COLETIVA

O anúncio da nova fase de quarentena e a flexibilização será feito às 12h45 no Palácio dos Bandeirantes.

Foto: Reprodução