Noticias

SAÚDE

Franca não terá mais ala de UTI SUS Covid-19 para atender crianças e adolescentes

Redação Portal de Franca
10/10/2020 09:53

Os pacientes crianças e adolescentes que se contaminarem com o coronavírus e caso precisem de internação em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) terão que aguardar a regulação da Central de Oferta de Serviços e Saúde (CROSS) para encaminhamento para hospitais que tenham disponíveis esses leitos.

Isso porque, a Santa Casa de Franca desativou a ala Covid-19 de UTI SUS Infantil onde eram disponibilizados 5 leitos e o motivo segundo o grupo é que não houve a renovação do contrato junto à Secretaria de Estado da Saúde. 

Em nota o grupo alega que "caso haja interesse de prorrogação do contrato por parte da Secretaria de Estado da Saúde, o setor continuará ativo. Havendo algum caso suspeito ou positivo COVID, o paciente ficará em isolamento provisório, e sua vaga deverá ser solicitada através da Central de Regulação para a referência pactuada". 

O grupo ainda informou que os funcionários serão remanejados para outras áreas, mas não especificou se todos serão mantidos no quadro da empresa e ou se serão demitidos. 

O Estado também se posicionou com relação ao tema e informa que "está em análise pela pasta o pedido de prorrogação do convênio feito pela entidade".

Ainda em nota a Secretaria Estadual de Saúde diz que "tem auxiliado todas as regiões no fortalecimento da rede de saúde. A pasta formalizou, em julho, convênio com a Santa Casa de Franca por meio do qual foram repassados R$ 3,8 milhões para o convênio de 17 leitos de UTI Adulto e 5 de UTI Pediátrica. O pagamento foi feito integralmente e, durante o período de vigência, não houve internações na UTI Pediátrica da unidade". 

Foto: Reprodução