Noticias

ECONOMIA

Franca teve 6.649 demissões e fechamento de 568 empresas, diz pesquisa da Assescofran

Redação Portal de Franca
06/05/2020 10:36

Uma nova pesquisa feita em abril pela Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Franca (Assescofran) aponta os impactos causados devido as restrições tomadas durante a pandemia de coronavírus (Covid-19).

A pesquisa foi feita por meios eletrônicos com respostas espontâneas pelos escritórios de contabilidade associados e não associados. De acordo com os dados, foram 65 empresas que participaram dos questionamentos e os números servem de parâmetros para avaliações e futuros planejamentos para os mais diversos segmentos da economia da cidade.

O relatório revela que foram registradas 6.649 demissões, 9.228 acordos entre patrões e empregados com redução de salários e antecipação de férias, 568 empresas fechadas ou em processo de fechamento.

Queda no faturamento

O comércio é o segmento mais afetado, a principal causa é o fechamento das empresas por determinações políticas tomadas pelo Estado e Prefeitura com base nas recomendações das autoridades de saúde como, por exemplo, Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS).

O levantamento apontou que 52,9% teve queda de faturamento de até 50%, 38,5% com perdas acima de 50% e 9,2% com retração de até 10% no faturamento mensal.

Para o presidente da Assescofran, Marcos Pimenta, os dados são importantes para avaliação dos efeitos provocados durante a pandemia, preparação e planejamento futuro para as empresas com a retomada gradual das atividades e com as medidas necessárias para a prevenção da doença.

Leia mais 

- Brasil registrou 163 mortes por gripe neste ano, revela Ministério da Saúde

Dia 'D' de vacinação contra gripe é suspenso pelo Ministério da Saúde

- Terceira fase da vacinação contra gripe começa na próxima segunda-feira

Foto: Divulgação