Noticias

PREVIDÊNCIA

Fila de espera do INSS tem mais de um milhão de brasileiros

Redação Portal de Franca
08/05/2020 08:27

Mais de um milhão de brasileiros continuam na fila de espera do INSS. É gente que entrou com pedido de aposentadoria ou algum outro benefício e aguarda a resposta há mais de 45 dias. Que é o prazo máximo de espera previsto em Lei.

A situação dessas pessoas se torna ainda mais grave com a pandemia do coronavírus. Já que muitas delas, mesmo que queiram, não têm condições de trabalhar. Uma das causas do atraso seria a redução do quadro de funcionários do INSS em cerca de nove mil pessoas, entre 2017 e 2019. Por exemplo, porque as vagas de quem se aposentou não foram preenchidas.

Mas o órgão também cita mudanças no sistema de requerimentos. Em abril, o INSS disse que o fechamento das agências, com a pandemia, fez com que os profissionais passassem a trabalhar de casa. Com isso, aqueles que atuam no atendimento à população também começaram a ajudar na análise de pedidos.

O que permitiria, talvez, zerar a fila até agosto. Também pra tentar acelerar o processo, nesta semana o INSS abriu concurso para contratar cerca de oito mil servidores aposentados e militares inativos que trabalharão temporariamente no órgão.

Leia mais 

- Agências da Caixa abrem no sábado para o pagamento do auxílio emergencial

- Data da 2ª parcela do auxílio emergencial deve ser anunciada amanhã

- Franca chega a 55 casos de covid-19; hoje foram 5 casos confirmados

FotoDivulgação