Noticias

TRANSPORTE

Motoristas protestam após demissões e salários atrasados em Franca

Redação Portal de Franca
12/05/2020 19:19

Um grupo de motoristas de ônibus da Empresa São José que é a responsável pelo transporte público em Franca fez um protesto contra a empresa devido as demissões e os atrasos nos pagamentos de salários.

A carreata passou por alguns pontos da cidade como, por exemplo, a avenida Presidente Vargas, Terminal Ayrton Senna e na Câmara Municipal. Segundo o presidente do Sindicato dos Motoristas, Geraldo Xavier de Almeida, foram efetuadas 51 demissões e os salários referentes ao mês de abril que deveriam ter sido pagos em 5 de maio não foram efetuados.

As linhas de transporte público foram reduzidas devido as restrições para evitar o avanço da pandemia de coronavírus. Cerca de 26 veículos da frota estão parados.

De acordo com o diretor de comunicação da Empresa São José, Paulo Barddal, as dificuldades financeiras aumentaram e muito devido a queda na quantidade de passageiros atendidos nesse período. O número de passageiros segundo a empresa caiu para 11 mil por dia e a cidade enfrenta problemas devido a grande quantidade de isenções oferecidas para usuários.

As restrições impostas nesse período segundo a empresa provocaram uma baixa de 81% nas receitas e que já foram feitos pedidos de ajuda à Prefeitura por meio da Empresa Municipal do Desenvolvimento de Franca (EMDEF) que é gestora do transporte público na cidade. 

O que diz a Câmara Municipal ?

Em nota a Câmara Municipal de Franca informou que “o protesto solicitava a aprovação pela Câmara de subsídio mensal de R$ 150 mil à empresa concessionária. Também circulou a informação de que os vereadores poderiam aumentar o preço da tarifa do ônibus”.

O documento ainda esclarece que “a Câmara informa que, até o dia de hoje, 12, não há nenhum documento protocolado na Casa referente a incremento no valor da passagem. É prerrogativa do prefeito de Franca solicitar alterações de valores, então qualquer pedido desse teor, se chegar a ser apreciado pela Câmara, deverá partir unicamente do chefe do Poder Executivo Municipal, e não dos vereadores”.

O que diz a Prefeitura ?

A Prefeitura emitiu no início da noite uma nota sobre o assunto e alega que “a Emdef – empresa municipal gestora do contrato com a São José – promoveu várias reuniões com dirigentes da empresa e com a Câmara Municipal, no sentido de se evitar a demissão de motoristas e promover a manutenção do transporte, serviço extremamente essencial à população, afirmando que continua aberta ao diálogo e em busca consensual da solução para o problema”.

Leia mais 

- Santa Casa é criticada por negar atendimento, mas terá mais verbas para leitos da ala de Covid-19

- Unesp de Franca arrecadou alimentos em prol de famílias carentes

- Sabesp instala lavatórios em locais públicos para auxiliar na prevenção da Covid-19

Foto - Reprodução Sociedade Organizada