Noticias

EDUCAÇÃO

Ciênciamóvel leva a história da energia elétrica às escolas

Redação Portal de Franca
20/03/2023 19:44
Transmissão de conhecimento, teoria e experimentos são alguns dos elementos, que fazem parte do Ciênciamóvel, projeto da Prefeitura de Franca, que vai até as escolas da cidade.
 
Na manhã desta segunda-feira, 20, por exemplo, o caminhão do Ciênciamóvel estacionou na porta da EMEB 'Valéria Tereza Spessoto'.
 
Os alunos ouviram dos professores, explicações e a história da energia elétrica. O objetivo é levar ciência para a comunidade e as escolas, às segundas e terças-feiras. "Esse projeto, que funciona de forma itinerante, é ofertado para as escolas municipais e estaduais, abrangendo todas as faixas etárias", disse.
 
O projeto, que existe desde 2012, atende uma média de 13 mil estudantes por ano e faz parte do Espaço de Difusão Científica, da Secretaria de Educação, que funciona no Colégio Champagnat. 
 
Ciência ao alcance de todos
 
O Espaço de Difusão Científica tem 20 anos de existência e, além do Ciênciamóvel, conta ainda com o Observatório de Astronomia, Centro de Inclusão Digital e Museu Interativo de Ciências. Onze professores fazem parte destes projetos, que recebem desde alunos da Fase I até a comunidade em geral. 
 
Na última sexta-feira, um grupo de educadores e 48 estudantes da Escola Estadual ‘Prof. José Pinheiro de Lacerda’ tiveram acesso aos diversos experimentos, com explicações detalhadas feitas pelas equipes técnicas da própria unidade, que recebe essas visitas monitoradas.
 
Para o estudante Vitor Hugo Coelho de Oliveira, do 2º ano do Ensino Médio, os experimentos são interessantes. Ele citou uma demonstração feita pelo monitor com alguns produtos químicos e os diferentes efeitos produzidos. 
 
Sua colega de escola, Maria Clara Lourenço, do 1º ano, também comentou a importância do acesso a tantos aparelhos com funções diversas, ajudando no aprendizado em sala de aula. Relatou ter gostado das informações recebidas na recepção, como estrutura, papel histórico e o que funciona no edifício Champagnat.
 
Museu de Ciência
 
Quem quiser conhecer o Museu pode visitá-lo sempre na última sexta-feira do mês, à noite. É recomendado que as pessoas agendem a visita para que haja um melhor aproveitamento, sendo acompanhados pelos monitores com as explicações e funções de cada experimento. 
 
O agendamento pode ser feito pelo telefone (16) 3711-9320.
 
Foto: Divulgação