Noticias

SAÚDE

Programa Saúde na Escola vai até as escolas municipais

Redação Portal de Franca
07/04/2023 15:37
A Secretaria Municipal de Saúde programou a partir de segunda-feira, 10, em parceria com a Secretaria de Educação, um trabalho integrado e preventivo, que consiste no Programa Saúde na Escola (PSE), onde o objetivo é levar orientações preventivas a cerca de 12 mil estudantes das Escolas de Ensino Fundamental (EMEBs).
 
Durante a semana foram realizados encontros das equipes administrativas e pedagógicas de cada uma das unidades, que serão visitadas pelos odontopediatras, vinculados às Unidades Básicas de Saúde mais próximas das escolas.
 
A ação será iniciada na segunda-feira, às 8h, na Escola ‘Prof. Domênico Pugliesi’, no Residencial Santa Maria e, depois no dia 17, na Escola ‘César Augusto de Oliveira’, no Jardim Brasilândia.
 
Nessas visitas e atendimentos, junto com os profissionais das UBS, estarão preceptores e estudantes de Odontologia da Universidade de Franca, com quem a Prefeitura mantém parceria, que cumprirão seus estágios, compartilhando orientações sob a supervisão de um professor e acolhendo os estudantes de rede municipal. Na medida, em que forem sendo diagnosticados, os estudantes serão direcionados para tratamento.
 
Integração Unidades Básicas e comunidade escolar
 
Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, observa que a parceria com a Secretaria de Educação, é fundamental para maior eficácia nesse trabalho, bem como os pais dos estudantes, além dos preceptores e universitários do curso de Odontologia da Universidade de Franca.
 
Nessas visitas serão realçados os cuidados básicos com a boca e os dentes, essenciais para o êxito do Programa Saúde Escolar, onde buscam ensinar e estimular hábitos práticos do autocuidado, minimizando os riscos, por meio de ações integradas dos profissionais das áreas diretamente envolvidos. 
 
Para essa primeira etapa, a meta é alcançar os cerca de 5,6 mil alunos que estão distribuídos em 14 Escolas Municipais do Ensino Fundamental e 8 Creches-Escolas, na faixa etária de 7 a 12 anos. Num segundo instante, a proposta é expandir o trabalho para  toda a rede, onde estão em torno de 12 mil alunos.  
 
Essas ações permitirão estreitar as relações entre a comunidade escolar e os profissionais das Unidades da Saúde, a Secretaria de Saúde e coordenadoria de Odontologia, fortalecendo os vínculos das famílias. 
 
Foto: Divulgação