Noticias

VACINAÇÃO

Estado amplia vacinação contra gripe para toda população acima dos 6 meses

Redação Portal de Franca
15/05/2023 08:11
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), seguindo orientação do Ministério da Saúde (MS), autoriza aos 645 municípios do Estado, a partir deste sábado (13), a ampliação da imunização contra gripe para toda população acima dos 6 meses de idade. Cada município pode realizar a ampliação de acordo com sua disponibilidade de doses. Ao todo, mais de 46,4 milhões de pessoas estão aptas dentro deste grupo.
 
A Pasta também reforça a importância da vacinação contra a gripe, que previne contra casos mais graves da doença e que podem evoluir para uma pneumonia ou até levar a óbito. Somente neste ano, até 6 de maio, 896 casos e 58 óbitos para todos os tipos de influenza foram confirmados no estado de São Paulo. No mesmo período do ano passado, 1,6 mil casos e 246 óbitos já haviam sido confirmados.
 
“A baixa cobertura vacinal nos preocupa, pois, vamos entrar no inverno, que é o período de maior circulação do vírus da Influenza na população. Precisamos reforçar, principalmente aos pais e responsáveis, que levem seus filhos e familiares ao posto de saúde mais próximo, para que recebam o imunizante”, afirmou Tatiana Lang D’Agostini, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado de São Paulo.

Até o momento, a cobertura vacinal contra influenza está em 28,6%, com mais de 4,4 milhões de doses aplicadas em todos os grupos prioritários. A cobertura entre crianças e idosos, que são os grupos que mais podem ser acometidos pela influenza, está em 12,6% e 37,4%, respectivamente.

Vacinação em Franca 

Os municípios tem autonomia para definir os calendários mesmo com a orientação do Estado. Está em andamento, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, destinada a crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas até 45 dias, após o parto (deverão apresentar Certidão de Nascimento da criança, cartão da gestante, documento do hospital); povos indígenas; trabalhadores da saúde; idosos com 60 anos e mais; professores das escolas públicas e privadas (apresentar comprovação da vinculação ativa); pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, sendo Doenças respiratória crônica, cardíaca crônica, Doença renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica, Diabetes, Imunossupressão, Obesos, Transplantados e Portadores de trissomias; pessoas com deficiência permanente; profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas;

Ainda caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

A vacina contra a Influenza estará disponível nas UBS's Aeroporto 1, Progresso, Ângela Rosa, Santa Clara, Guanabara, Estação, Horto, Leporace, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha, Paulista, Planalto, Brasilândia e São Sebastião, no horário das 8 às 19h. As pessoas dos públicos-alvos deverão comparecer as UBS's, munidas de um documento de identidade com foto, a carteira de vacinação e o cartão para comprovação das doses recebidas de Covid-19.

É obrigatório o uso de máscara de proteção para o acesso às UBS's. As pessoas que tomaram os imunizantes contra a Covid-19 ou contraíram a doença, deverão aguardar o prazo de 30 dias para receberem a vacina contra a Influenza.

Foto: Reprodução