Noticias

BASQUETE

'Seleção' de técnicos é destaque nos camps do NBA Basketball School em São Paulo

Redação Portal de Franca
09/06/2023 11:46
E foi só o primeiro dia. Cerca de 180 meninos e meninas (de oito estados do Brasil e do Uruguai) se reuniram para o primeiro dia de treinos e atividades do NBA Basketball School camp nesta quinta-feira, dia 8, evento que reúne o Basketball Camp (meninos de 12 a 17), o G!rls Camp (meninas de 12 a 17) e o Kids Experience (para crianças de 6 a 10 anos), no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo.

Dia intenso, com a presença de uma ‘seleção’ de técnicos, com nomes como Didi Louzada (Seleção Brasileira e ex-NBA), Alex Garcia (ex-Seleção Brasileira e NBA), Alessandra Oliveira e Helen Luz (campeãs mundiais, medalhistas olímpicas e ex-WNBA), Renato Lamas, Olívia, Duda Machado e Raul Togni (todos ex-Seleção Brasileira), além de Flávio ‘Espiga’ Soares, que comandou a seleção da América Latina no Mundial jr. nba, em 2019.

- Reunimos uma verdadeira seleção, atletas e ex-atletas que são mais do que inspiração para essa garotada, nomes que fizeram história em quadra, conquistando títulos defendendo o nosso país, e que possuem muito conhecimento para dividir. É um privilégio ter todos esses nomes no camp, uma oportunidade ímpar de troca de experiências, de conviver e aprender com quem tem muito a ensinar - afirmou Daniel Soares, Diretor de Operações de Basquete da NBA para a América Latina.

- Para nós, que já paramos de jogar, é uma oportunidade de conexão com essa garotada, que traz tanta energia para o camp. É muito bom ver esse tipo de iniciativa, a preocupação da NBA em proporcionar um camp como esse, perfeito nos mínimos detalhes, buscando não apenas o crescimento da rede NBA Basketball School, mas do esporte e sempre trazendo ex-jogadores e atletas para colaborar. Fico muito feliz de participar, fico tão ansioso e estimulado quanto esses meninos e meninas - afirmou Raul Togni, pai de Raulzinho Neto, que atuou pelos Cavs na última temporada da liga.

- Olha só esse time! Campeãs mundiais, campeões pan-americanos, atletas e ex-atletas de NBA, WNBA, todos de Seleção Brasileira. É muito bom ver uma parte da história do nosso basquete convivendo com o futuro do nosso esporte. E fico muito feliz em estar aqui e poder fazer parte disso - afirmou Duda Machado, recém-aposentado do basquete.

Durante todo o dia, jovens e crianças foram submetidos a treinamentos em estações de fundamentos. À tarde, um bate-papo com Didi Louzada e Alex Garcia, onde tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais das carreiras dos jogadores. Ao final do primeiro dia, visitas especiais: Bango (mascote do Milwaukee Bucks), Rim Rockers (equipe de enterradas dos Bucks) e o Scream Team (equipe de dança do Cleveland Cavaliers) fizeram apresentações. A programação foi encerrada com jogos.

Os camps prosseguem nesta sexta-feira, dia 9, a partir das 9h com o Kids. Na sequência, às 10h30min, começam o Basketball Camp e o G!rls Camp. No sábado, todos os participantes farão uma visita à NBA House e, no domingo, além das partidas que encerram os camps, os atletas vão poder assistir ao amistoso entre NBA Academy Latin America e Pinheiros, pela categoria sub-19. Ao todo, mais de 250 jovens e crianças se inscreveram para os camps do NBA Basketball School, recorde no país.

O NBS é o programa oficial de desenvolvimento de basquete da NBA e está presente no Brasil desde 2019. Atualmente, a rede tem mais de 12 mil atletas em 203 núcleos de 79 cidades em 21 estados (incluindo o Distrito Federal). A Think Sports é a agência responsável pela implantação e supervisão do programa no país desde 2019.

Foto: Gaspar Nóbrega - Inovafoto