Noticias

INFLUENZA

Franca vacinou mais de 54 mil pessoas contra gripe; doses continuam disponíveis

Redação Portal de Franca
20/06/2023 08:20
Com pouco mais de 54,6 mil pessoas vacinadas contra a Influenza, na cidade, desde o início da campanha nacional, em abril, a Secretaria de Saúde faz um alerta para à população, que o imunizante está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que contam com horário de funcionamento estendido até às 19h. A campanha, que teve início em abril, foi prorrogada até o dia 30, deste mês e é destinada para pessoas, com idade a partir de 6 meses.  
 
A vacina permite minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da Influenza, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários.  A Secretaria de Saúde orienta toda à população, principalmente, as pessoas mais suscetíveis a doença e do público prioritário,  como crianças a partir de 6 meses, pessoas com 60 anos ou mais, doentes crônicos, deficientes e pessoas com comorbidades, para que procurem a UBS mais próxima de casa, munidos da carteira de vacinação, comprovantes de recebimento das doses das vacinas contra a Covid-19 e um documento de identidade para receberem o imunizante. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 19h.
 
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a vacina influenza pode ser administrada, no mesmo dia da aplicação de outras do Calendário Estadual de Vacinação, incluindo as da Covid-19 e também com outros medicamentos. Porém, caso seja tomada, de forma individual, as pessoas deverão aguardar o prazo de 30 dias para receberem os imunizantes da Covid. 
 
Outra orientação da secretaria é que caso a pessoa esteja gripada, apresente febre ou outras doenças agudas, como infecção gastrointestinal, pneumonia, entre outras, aguarde antes de tomar a vacina da gripe. "É muito importante que as pessoas recebam a vacina da Influenza, principalmente, nesta época do ano, de baixas temperaturas e tempo seco, que facilitam a circulação dos vírus, para se protegerem contra os sintomas graves da doença", alertou Simone Mutran, chefe da Vigilância Epidemiológica Municipal. 
 
Foto: Reprodução