Noticias

FISCALIZAÇÃO

Fiscais atuam em oito cidades da região de Franca

Redação Portal de Franca
10/07/2023 18:58

Até o dia 14 de julho, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) realiza força-tarefa de fiscalização na região de Franca.

A ação, de caráter orientativo e preventivo, visa assegurar a presença de profissionais habilitados à frente das atividades abrangidas pelo Conselho para garantir a segurança da população.

Ao todo, estão previstas 800 diligências em oito municípios: Franca, Rifaina, Miguelópolis, Igarapava, Jeriquara, Cristais Paulista, Restinga e Patrocínio.

Os agentes do Crea-SP atuam identificados para verificar o exercício profissional de atividades de Engenharia, Agronomia e Geociências em construções civis em loteamentos e perfuração de poços artesianos, além de averiguar os quadros técnicos das prefeituras.

“Essa operação tem como objetivo verificar grandes loteamentos na região de divisa com Minas Gerais, além de focar também na área náutica e geologia, já que existem muitas empresas que fazem perfurações de poços artesianos. Averiguar que essa função está sendo acompanhada por um profissional habilitado é de extrema importância para a segurança da sociedade, já que este serviço pode contaminar o lençol freático, acarretando prejuízos ambientais”, destacou o gerente regional do Conselho, Engenheiro Araken Mutran.

Balanço 2023 

O Crea-SP já realizou mais de 192 mil ações de fiscalização entre janeiro e maio deste ano. Em 2022, foram cerca de 462 mil operações executadas em território paulista, um recorde histórico para o Conselho, que ultrapassou a meta de 400 mil ações fiscalizatórias estabelecida para o período. Este ano, o objetivo é realizar 600 mil operações.?

De 2015 a 2022, as fiscalizações aumentaram cerca de 1.600%. O crescimento se deve ao planejamento do Crea-SP, parcerias com outras instituições e o uso de tecnologias para apoio às atividades, com pesquisas e apurações remotas, antes e durante atuação dos agentes fiscais em campo, caso do FiscalizApp, aplicativo desenvolvido para suporte ao trabalho da fiscalização do Conselho.

Foto: Divulgação