Noticias

SERVIÇOS

Detran-SP e Poupatempo vão continuar fechados em todo Estado

Samuel Cintra
28/05/2020 08:27

Os postos do Poupatempo e Detran-SP continuam fechados e a população pode ter acesso somente aos serviços oferecidos pelos sistemas alternativos oferecidos pelos sites oficiais e aplicativos dos órgãos vinculados ao Governo do Estado de São Paulo.

As novas medidas anunciadas ontem (27) pelo governador João Doria com a retomada ‘consciente’ das atividades econômicas a partir de segunda-feira, 1º de junho, não contempla os serviços públicos do Detran-SP e Poupatempo.

Com essa decisão, as unidades permanecem fechadas em todo estado. A reabertura dos órgãos está prevista conforme a evolução das condições das regiões de acordo com os critérios definidos no Plano São Paulo.

A flexibilização da quarentena permitiu para as regiões enquadradas na fase 2 como, por exemplo, a região de Franca, a reabertura com restrições para atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio e shopping center.

Os estabelecimentos terão limitação de horários de funcionamento e com permanência de público de 20% do total da capacidade. Além desses novos setores, aqueles que antes já estavam em atividade e considerados essenciais permanecem da mesma forma.

Ainda ficam proibidos de abrir bares, restaurantes e similares, exceto os serviços mantidos em sistema drive trhu e entregas. Cinemas, teatros e realização de eventos também não estão permitidos. As academias também terão que permanecer fechadas. As áreas de educação e transporte ainda não foram definidas e continuam com aulas suspensas e atividades limitadas.

Entenda os critérios e as fases da retomada da economia de São Paulo

- A retomada consciente dos setores da economia começa a funcionar em 1º de junho. O Estado está dividido em 17 Departamentos Regionais de Saúde, que estão categorizados segundo uma escala de cinco níveis de abertura econômica.

- Cada região poderá reabrir determinados setores de acordo com a fase em que se encontra. As regras são: média da taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivas para pacientes com coronavírus, número de novas internações no mesmo período e o número de óbitos. 

- A requalificação de fase para mais restritiva será feita semanalmente, caso a região tenha piora nos índices. Para que haja uma promoção a uma fase com menos restrições e mais aberturas, serão necessárias duas semanas.

- O Plano São Paulo dá autonomia para que prefeitos diminuam ou aumentem as restrições de acordo com os limites estabelecidos pelo Estado, desde que apresentem os pré-requisitos embasados em definições técnicas e científicas.

Foto: Reprodução