Noticias

PLANO SÃO PAULO

Franca amplia leitos de UTI e novo decreto será publicado neste sábado

Samuel Cintra
28/05/2020 22:09

Os convênios para ampliação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) voltados ao atendimento de pacientes em tratamento contra o coronavírus (Covid-19) foram assinados na tarde de hoje (28) durante uma entrevista coletiva realizada no Parque de Exposições Fernando Costa.

O prefeito Gilson de Souza (DEM) e os principais integrantes do Comitê de Contigênciamento estiveram presentes e ao lado dos representantes das instituições assinaram os documentos que garantem uma melhor estrutura de atendimento aos pacientes.

Serão investidos R$ 1,367 milhão com repasses para o Grupo Santa Casa de Franca referente a 20 leitos e R$ 1,2 milhão para o Hospital da Caridade do Instituto de Medicina do Além (IMA) também para 20 leitos.

O coordenador de saúde, Luiz Carlos Vergara, explicou que “No Hospital da Caridade são 20 leitos sendo três com respiradores e 17 leitos de enfermaria, e na Santa Casa 20 leitos de enfermaria. E esses leitos nós estamos tratando como de Franca, eles não são regionalizados. Podemos até discutir, o Estado está chamando a atenção para essa discussão tendo em vista que os leitos regionais o número ainda é baixo”.

Os pagamentos devem ser feitos no prazo de 5 dias e serão feitos em três parcelas conforme anunciado durante a coletiva. O encontro foi marcado por muita expectativa para evolução da classificação de Franca no Plano São Paulo anunciado pelo Governo do Estado e que define os critérios de flexibilização das atividades econômicas.

Para o prefeito Gilson de Souza (DEM) com a assinatura dos convênios e a ampliação da estrutura de leitos ele acredita que a cidade possa ser reclassificada para fase 3 ou 4. 

“Nós fizemos um diagnóstico de quantas UTIs a nossa região tem e o que precisa contando com a cidade ‘mãe’ que é Franca com quase 400 mil habitantes e todos os 23 municípios para juntos com todos os prefeitos possamos estar trabalhando para fazer que a economia possa gradativamente estar voltando a normalidade” disse Gilson.

Vale lembrar que o Estado vai analisar as situações das 17 regiões administrativas a cada 7 dias, dependendo dos números e os critérios definidos pelo Plano São Paulo pode ter avanço nas fases e ou em caso de aumento da doença até retornar para critérios mais rigorosos da quarentena.

DECRETO MUNICIPAL

O Plano São Paulo também permite que complementos sejam feitos por meio de decretos municipais, mas eles, contudo, não podem mudar ou ampliar as autorizações já definidas previamente pelo Estado.

Em Franca, segundo o prefeito Gilson de Souza, o decreto será publicado no Diário Oficial na edição de sábado (30), mas não foram adiantados nenhum critério como, por exemplo, quais os horários de funcionamento do comércio e outras definições.

Em entrevista ao Portal de Franca o Secretário de Administração, Luis Roberto, disse que “estamos trabalhando e montando o decreto onde será liberado parcialmente e com algumas normas de segurança, medidas restritivas, o comércio, shoppings, escritórios e as imobiliárias”.

Quanto a definição de limitação de horário de abertura dos estabelecimentos ele acrescentou “nós queremos conciliar essa carga horária de abertura dos shoppings, comércios, serviços e indústrias de uma maneira que não cause aglomerações principalmente no sistema de transporte coletivo”.

Questionado sobre possíveis alterações em relação as normas do Estado, o secretário enfatizou “a princípio não, o Estado ele tem o poder de dar as diretrizes e o município não pode ser uma flexibilização maior daquilo que o Estado permitiu, nós temos que respeitar sob pena de responder até na Justiça”.

PLANO SÃO PAULO - FRANCA – FASE 2 – COR LARANJA

O que abre ?

- Comércio, Shoppings, Indústrias, Imobiliárias, Escritórios e Concessionárias (com restrições)

O que não pode abrir?

- Espaços Públicos, Bares, Restaurantes e Similares, Salão de Beleza, Academias, Clubes, Eventos Esportivos, Igrejas, Festas, Shows e eventos que geram aglomerações.

Serviços Essenciais

- Continuam em funcionamento como antes como, por exemplo, farmácias, postos de combustíveis e supermercados. Todos com medidas de prevenção como uso de máscaras, distanciamento entre clientes e uso de álcool gel. 

Drive Trhu

- Bares, Restaurantes e Similares podem manter o sistema de delivery e entregas de alimentos.  

Foto: Samuel Cintra / Portal de Franca