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Programa de exportação de calçados gerou R$ 872,3 milhões em 2023

Redação Portal de Franca
25/12/2023 10:54

O Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), gerou mais de R$ 872,3 milhões (US$ 147,5 milhões) em exportações de calçados ao longo de 2023.

A cifra está em relatório da Abicalçados e soma negócios efetivados e alinhavados em eventos e ações apoiadas pelo programa.

A gestora de Projetos da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli, conta que, em 2023, foram investidos R$ 20,3 milhões em ações do programa, considerando o investimento da ApexBrasil das contrapartidas das empresas.

O retorno sobre investimento foi de R$ 43 para cada R$ 1 investido. Além disso, o valor gerado pelas ações responde por 14,5% do total que deve ser gerado pelas exportações totais de calçados em 2023 (US$ 1,2 bilhão ou R$ 6 bilhões).

“A parceria com a ApexBrasil, que vem de longa data, é um diferencial importantíssimo para as exportações brasileiras de calçados, não somente em quantidade, mas em qualidade”, diz.

Desde o primeiro convênio assinado, em 2000, as exportações brasileiras de calçados passaram por uma maior pulverização, passando de 99 destinos para mais de 170 destinos em todos os continentes do mundo.

Confira as ações do Brazilian Footwear em 2023

Expo Riva Schuh (Itália) I
US$ 32,2 milhões

Missão Colômbia I
US$ 1,5 milhão

Joor (plataforma digital)
US$ 637 mil

Circuito EUA (Magic/Project Las Vegas + Atlanta Shoe Market + Magic NY + Playtime NY)
US$ 7,6 milhões

Micam Milano (Itália) I
US$ 32,8 milhões

Missão Colômbia II
US$ 6,6 milhões

Expo Riva Schuh (Itália) II
US$ 32,5 milhões

Magic/Project Las Vegas + Atlanta Shoe Market (EUA)
US$ 6,7 milhões

Micam Milano (Itália) II
US$ 30 milhões

Magic NY (EUA)
US$ 1,93 milhão

Projeto Comprador Vip BFSHOW - Brasil
US$ 22 milhões

Foto: Divulgação