Noticias

MEIO AMBIENTE

Zoobotânico e Polícia Ambiental fazem a soltura de 165 aves

Redação Portal de Franca
26/12/2023 07:15
Uma ação conjunta entre a Secretaria de Meio Ambiente, através do Jardim Zoobotânico, e a Polícia Ambiental, resultou na soltura de 165 aves que foram apreendidas com infratores em Franca na quarta-feira, 20. Elas estavam sob cuidados do Viveiro do Zoobotânico e nesta quinta-feira, 21, voltaram para a natureza.
 
A soltura dos canários aconteceu após a constatação de que os animais já estavam reabilitados, com condições de voo e de se alimentarem sozinhos. “Nós temos espaço e área para a reabilitação das aves, com constante verificação do estado delas para que sejam reinseridas na natureza”, explicou Taís Zimak Figueiredo, diretora do Departamento de Gestão Ambiental.
 
De acordo com o Capitão Gabriel, da Polícia Ambiental, a ação vem como uma forma de demonstrar os cuidados com os animais. “A gente desenvolveu, visando o Natal, este espírito de solidariedade que a gente tem com os seres humanos, trazer isso também para os animais, que também são criaturas que merecem. Então criamos a campanha “Natal Livre”, com foco em pegar esses animais que foram capturados de maneira injusta  e soltá-los na natureza de volta.”
 
Denúncias
 
O capitão explica que o órgão recebe cerca de 30 denúncias por dia. Ele orienta à população a fazer denúncias dos casos de compra, venda e maus-tratos de aves através do 190 ou do telefone (16) 2103-6350, da Polícia Ambiental. “As denúncias são anônimas e importantes para prestar o atendimento e apoio que a população merece.
 
No caso de pessoas que queiram devolver o pássaro, podem procurar a Polícia Ambiental. Nós vamos recebê-lo, direcioná-lo para o Viveiro do Jardim Zoobotânico e não tem qualquer autuação. É uma entrega espontânea e não é penalizado”.
 
O Jardim Zoobotânico fica na avenida São Francisco de Assis, 1000, no City Petrópolis e funciona, diariamente, das 7h30 às 17h30.
 
Foto: Divulgação