Noticias

DENGUE

Setor da construção civil promove amplo trabalho de combate à dengue em Franca

Redação Portal de Franca
04/03/2024 08:41

Franca vive em estado de alerta com o crescimento do número de casos de dengue, considerada pelo Ministério da Saúde como a arbovirose urbana mais prevalente no país.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde Municipal, foram registrados 679 casos positivos da doença. Para alcançar e contribuir com resultados efetivos na tarefa de combater a epidemia, o setor da construção civil tem se mobilizado para eliminar possíveis criadouros e prevenir que a doença se propague ainda mais.
 

Na Perplan – empresa que atua nas áreas de urbanismo e incorporação na cidade desde 2009 – os cuidados têm sido intensificados.

"Além de todo trabalho de prevenção que fazemos no dia a dia em nossas obras, temos realizado campanhas de conscientização junto aos nossos colaboradores, estabelecendo, a partir deles, uma rede de cuidado vigilante e pronta para agir. Cartazes informativos sobre prevenção e sintomas da doença foram espalhados em pontos estratégicos e o tema também tem sido reforçado em reuniões semanais com os profissionais. A ideia é que eles sejam multiplicadores da informação e que reproduzam os ensinamentos em outros locais", comenta Jefferson Batista de Lima, coordenador da qualidade da Perplan.

Entre as medidas adotadas pela Perplan que ajudam a reduzir a reprodução do mosquito, estão: escoamento de água parada; armazenamento correto de equipamentos que possam acumular água; porções de cloro aplicadas em reservatórios de água não potável, cobertura em caixas d'água e outros recipientes usados para guardar líquido, descarte de lixos em sacos plásticos amarrados, além de vistorias semanais em busca de focos do mosquito e verificação se as ações preventivas estão corretas.

"Temos um diálogo próximo com nossos colaboradores, onde pontuamos tópicos relacionados à segurança. Abordamos temas variados, de acordo com a necessidade do momento. Hoje, a questão da dengue está entre as prioridades. A ideia é que eles fiquem atentos, tanto nas obras, quanto em suas próprias residências e comunidades, eliminando qualquer foco de água parada e possíveis criadouros do mosquito, preservando a saúde de todos", ressalta Jefferson.

Foto: Divulgação