Noticias

NEGÓCIOS

15ª edição do Simcafé é marcada por sucesso em vendas

Redação Portal de Franca
11/03/2024 07:51

Nesta quinta-feira, 07, aconteceu o último dia do 15° Simcafé, o verdadeiro evento Agronegócio café da Alta Mogiana. Foram três dias de muitos negócios, apresentação de novos equipamentos, transferência de conhecimentos e tendências tecnológicas.

O primeiro dia de Simpósio, com atividades que começaram às 13h, teve corredores lotados e muita participação dos cooperados e visitantes nos mais de 70 stands de fornecedores. O público estava interessado em saber das novidades, fazer negociações e conhecer os espaços COCAPEC, como a loja, central de vendas, veterinária, cafeteria e setor de comercialização de café.

Durante a abertura oficial do Simcafé, Carlos Yoshiyuki Sato, presidente da COCAPEC, falou sobre a importância do evento e como já é consolidado em Franca e região. “A participação da família dos nossos cafeicultores cooperados, com presenças ativas e com a certeza de segurança e bons negócios, demonstram a importância da realização do Simcafé, evento pioneiro que se tornou tradição em nossa região”, finalizou Sato.

A cerimônia de abertura foi abrilhantada com presenças importantes de autoridades políticas, representantes do setor da cafeicultura nacional e cooperativista que discursaram sobre a relevância do evento e da cooperativa.  O secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai, enfatizou que “o setor cafeeiro é muito importante para o Estado de São Paulo e traz muita representatividade com seus quase 20 mil cafeicultores”.

Para finalizar o dia, o palestrante renomado e agrometeorologia Marco Antônio dos Santos ocupou o palco e apresentou o tema “Previsões climáticas para a safra de café de 2024. O que esperar para 2024 com a chegada da La Niña”. Segundo Saulo Faleiros, Vice-presidente da cooperativa, “a produção agrícola é uma empresa a céu aberto, portanto, desenvolver melhores informações sobre as condições e tendencias climáticas é sempre muito importante para o produtor e empresário rural e também a parte de mercado, os dois assuntos são relevantes para o produtor para compreender as tendencias de clima e do preço do seu produto”.

O segundo dia de simpósio, quarta-feira, 06, foi marcado pela presença das regiões paulistas e mineiras de diversas atuações da cooperativa. Os cooperados efetivaram diversas negociações em maquinários e insumos, além de adquirirem equipamentos em condições diferenciadas.  “A feira atingiu plenamente os seus objetivos. O Simcafé atingiu recorde de presença de público e recorde em negociações conferidas pelo ótimo poder de troca na aquisição de máquinas, equipamentos e insumos. Na oportunidade, os cooperados aproveitaram o bom momento da cotação do café”, evidenciou Saulo Faleiros.

O dia foi finalizado com a palestra “Fundamentos e perspectivas para o mercado em 2024”, com Fernando Maximiliano, especialista em Inteligência e Mercado da Stonex. Os cooperados puderam fazer perguntas e debater sobre mercado e preços, além de conversar com o palestrante sobre o ambiente de produção do café robusta pelo mundo e sua influência nas cotações do arábica.

O terceiro dia, quinta-feira, 07, foi marcado por muitos sorteios, promoções e fornecedores apresentando suas tecnologias e conhecimento aos cooperados e público presentes. Na cerimônia de encerramento, José Coelho de Alencar Junior, reforçou a importância da participação dos cooperados e destacou que a 15° edição “foi enriquecedora, inspiradora e repleta de informação, capacitação e oportunidades de negócios, cumprindo com plena convicção seus propósitos e diferenciando nossos cooperados no mercado”.

Para finalizar o Simcafé deste ano, Mazinho Quevedo subiu ao palco com um repertório repleto de moda de viola caipira que emocionou o público presente. Para completar e fechar com chave de ouro, os cooperados, visitantes e expositores puderam aproveitar um coquetel.

Ao final, foi divulgada a data do próximo simpósio. Então, a 16ª edição do Simcafé já tem data marcada: 11, 12 e 13 de março de 2025.

Foto: Divulgação  

montre replique