Noticias

INSEGURANÇA

Bandidos atacam sítio pela 5ª vez, furtam até vaso sanitário e afrontam as autoridades; ‘Trocha’

Redação Portal de Franca
11/03/2024 06:15

Revolta, indignação e afronta! Esses são alguns dos sentimentos de muitos sitiantes que vivem e ou mantém suas propriedades no município de Cristais Paulista, na região de Franca.

Pela quinta vez, isso mesmo! Pela quinta vez, bandidos fizeram um verdadeiro limpa em um sítio que fica na Estrada Municipal que liga Cristais Paulista à região conhecida como Borda da Mata.

Na quinta-feira, 7 de março de 2024, ao chegar no local para mais um dia de trabalho, o dono da propriedade encontrou as janelas e portas arrombadas, os cômodos foram todos revirados com roupas e pertences pessoais jogados no chão, geladeira aberta, alimentos espalhados e móveis quebrados.

Os criminosos levaram vários objetos, alguns até de valor irrisório como, por exemplo, talheres, pratos e copos plásticos, recipientes domésticos, panelas, roupas de uso pessoal, roupas de cama, mesa e banho.

Até mesmo as tampas do fogão a lenha, torneiras, chuveiros, tanque de lavar roupas e pasmem! Até o vaso sanitário foi furtado pelos bandidos.

Equipamentos utilizados no dia a dia de trabalho na manutenção da propriedade, produtos agrícolas também foram levados.

Vandalismo e afronta 

Não bastasse o prejuízo, os bandidos ainda vandalizaram, deixando uma mensagem na parede ‘Trocha’.

Uma demonstração clara de afronta, não às vítimas, impotentes diante de um cenário lamentável e absurdo de total falta de segurança. ‘É desanimador! Dá vontade de desistir, a sensação que a gente tem é de total impotência, não tem segurança nenhuma’ disse o produtor que preferiu não se identificar.

A mensagem deixada pelos bandidos é um recado àqueles que por dever deveriam dar condições mínimas de segurança ao cidadão. 

Mais que uma afronta, a mensagem é um desafio as forças de segurança que como representantes do Estado tem que obrigação dar resposta, não somente a esse, mas aos inúmeros trabalhadores que sofrem as consequências da precária e ineficaz atuação quando se trata em segurança.

Revolta 

Cinco furtos, desses quatro registros de Boletim de Ocorrência, todos os crimes praticados da mesma forma e nenhuma resposta e ou solução.

O sentimento é de que o recurso dado ao cidadão não se trata de uma mera formalização, um simples papel, apenas para efeito estatístico, enquanto a bandidagem vive livremente causando medo, sofrimento e prejuízos a quem se dedicou tanto tempo para ter um lar ou um local de descanso.

‘Já fizemos os boletins de ocorrência e não resolve nada! Nunca tivemos nenhum retorno! Na primeira vez levaram tudo que tinha de maior valor, máquinas agrícolas, geladeira, fogão, absolutamente tudo! Compramos novamente e levaram de novo e até alimentos. Refizemos as compras, achando que ao adquirir coisas mais baratas, quase que sem valor comercial, evitaria, mas não adiantou!’ lamentou.

‘Eles levaram até o vaso sanitário! E ainda vandalizaram! E o mais triste, é que ninguém! Ninguém! Faz absolutamente nada para ajudar a evitar ação dos vagabundos, eles tomam nosso espaço, nossos bens e tiram nossa paz. Vivem livres! Dá vontade mesmo de desistir diante de tanta insegurança’ finalizou.

Foto: Reprodução