Noticias

VENDAS

Páscoa 2024: vendas do comércio brasileiro devem ultrapassar os R$ 3 bi

Redação Portal de Franca
28/03/2024 10:53

A Páscoa, assim como o Natal, é uma festividade religiosa que se tornou uma das datas mais relevantes para o comércio brasileiro. Desde que foi incorporada ao calendário do varejo, a festa se tornou uma ótima oportunidade de vendas e apresenta aumento nos lucros a cada ano.

Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgados na última quarta-feira, 13, apontam para um faturamento total de R$ 3,44 bilhões em vendas relacionadas à Páscoa. O valor representa um crescimento de 4,5% na comparação com o mesmo período no ano passado.

O levantamento da CNC ainda destaca que o feriado deste ano será acompanhado por um aumento na importação de itens típicos da festa. As compras de chocolate, por exemplo, devem alcançar 3,35 mil toneladas, crescimento de 21,4% em relação a 2023. Já o bacalhau pode atingir um avanço de 61,9%. A projeção é que sejam compradas 7,12 mil toneladas, a maior importação registrada desde o início do levantamento, em 1997.

Mercado em Ribeirão Preto

Uma projeção feita pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) sugere que as vendas de chocolates, incluindo ovos de Páscoa, devem crescer 4,5% em relação ao ano passado. Para Caio Castro, gerente de marketing da loja EBEG, em Ribeirão Preto, os números são reflexos das inovações produzidas pelo setor nos últimos anos.

“As empresas apostaram alto nos períodos de Páscoa anteriores, com novas embalagens, itens de decoração e utilidades para a confeitaria, principalmente a doméstica. A aposta deu certo e elas trouxeram esses sucessos repaginados, além de desenvolverem novos produtos, que enriquecem o portfólio e chamam a atenção dos clientes”, destaca.

Com mais de 15 mil itens, a loja EBEG se preparou para a Páscoa e recebeu produtos exclusivos e inovadores em alusão à data. “O cliente chega e se depara com uma grande variedade de artigos para decoração, mesa posta, embalagens e descartáveis que auxiliam na praticidade.”

Castro também reforça o aumento na venda de acessórios para a confecção de ovos. “Com o aumento do preço dos ovos de Páscoa e barras de chocolate, a produção caseira tem ganhado cada vez mais espaço. Percebemos essa movimentação na loja: muitos clientes estão procurando embalagens e formas para produzir seus próprios chocolates”.

Além de decorações, a loja localizada na Zona Leste de Ribeirão Preto, oferta em suas gôndolas produtos para confecções gastronômicas como embalagens para colomba Pascal, assadeiras e bandejas descartáveis de alumínio, filme PVC, papel alumínio e uma vasta linha de eletroportáteis e acessórios para cozinha. 

Foto: Divulgação