Noticias

TRANSTORNOS

Assescofran cobra Prefeitura após ‘pane’ no sistema de emissão de notas fiscais

Redação Portal de Franca
04/06/2024 22:42

A presidente da Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Franca e Região (Assescofran) Eliane Macedo Rodrigues Silva confirmou nesta terça-feira (4) que a entidade oficiou a Prefeitura após os problemas registrados devido a interrupção do sistema para emissão de notas fiscais.

A situação gerou um grande transtorno aos escritórios de contabilidade já que os clientes não conseguiam emitir os documentos necessários para os devidos recebimentos de pagamentos.

Em vídeo gravado para orientar os associados, Eliane disse ‘protocolamos um ofício pedindo esclarecimentos ao prefeito sobre o que está acontecendo, porque são todos nossos clientes e acusando que fizemos coisas erradas’

As dificuldades começaram a ser registradas nesta segunda-feira, 2 de junho, e os contadores foram cobrados por clientes após não conseguirem a emissão das notas fiscais de prestação de serviços junto ao Sistema Ginfes vinculado ao site da Prefeitura.

A situação ficou ainda pior pela falta de informação sobre a real situação, já que não houve nenhum comunicado prévio por parte da gestão sobre o ocorrido. Diante da situação, houve uma verdadeira enxurrada de reclamações, acusações e até críticas aos profissionais da classe contábil.

Eliane explicou ‘aparece a mensagem sua inscrição está bloqueada e não sistema fora do ar!’

Devido a falta de informação, muitos boatos surgiram em torno do assunto, gerando ainda mais confusão aos empresários e aos contadores. ‘Eu fui atrás de fatos e não boatos! O que ocorre é seguinte, a Prefeitura desde outubro do ano passado está cobrando a empresa que detém a licitação desse contrato, e esse programa não está entregando tudo aquilo que está em contrato’ explicou Eliane.

Ela acrescentou ‘a Prefeitura vem cobrando uma posição deles por não estar entregando os serviços previstos em contrato e até poderia ser feita a quebra de contrato. Mas, não pode se quebrar contrato de imediato porque senão ia deixar todos os contribuintes sem sistema para fazer essa integração e a emissão das notas fiscais’

Ainda segundo a presidente da Assescofran, ‘foi protocolada pela Prefeitura na segunda-feira, 3 de junho, uma liminar onde a empresa tem que liberar o sistema por 90 dias, prazo onde estará ocorrendo uma nova licitação do novo sistema e que será integrado direto com a Receita Federal’

‘Já está sendo feita a licitação, está correndo isso, e não foi falta de pagamento como houve alguns boatos, os pagamentos foram feitos em mandado de segurançapor conta do descumprimento contratual por parte da empresa. A Prefeitura ingressou com ação de obrigação de fazer e  os pagamentos por meio de deposito judicial dos valores previstos no contrato’ acrescentou.

Eliane orientou os profissionais da área contábil para divulgação das informações que foram coletadas junto a Administração para os mais diversos empresários que dependem da emissão das notas fiscais para os devidos recebimentos.

‘A Prefeitura está correndo atrás e eles tem prazo para colocar o sistema no ar até sexta-feira, 7 de junho, e me informaram também que tem algumas empresas que estão conseguindo emitir notas. Os fatos são esses!’ enfatizou.

Mais uma vez a entidade se colocou a disposição não somente dos profissionais da área, mas também de todos os empresários que necessitem de orientações.

‘A Assescofran está aqui acompanhando bem de perto o que está acontecendo e qualquer coisa podem entrar em contato com a gente que teremos toda a disponibilidade para ajudar’ concluiu Eliane.

Para obter orientação de contador basta entrar em contato com a Assescofran pelo telefones (16) 3723 6614 - (16) 99441 5995 ou pelo email: assescofran@assescofran.org.br

Informações também podem ser obtidas pelo telefone (16) 3711 9066

Veja o vídeo: