Noticias

SAÚDE

Saúde promove ações da Campanha 'Outubro Rosa' nas Unidades de Saúde

Redação Portal de Franca
04/10/2024 16:09
A Secretaria de Saúde estará ao longo deste mês de outubro, realizando diversas ações com temas relacionados a prevenção e promoção da Saúde da Mulher, durante a Campanha 'Outubro Rosa', um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.
 
A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
 
Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), serão ministradas palestras e oficinas nas salas de espera para as pacientes, com orientações individuais e coletivas e também nos grupos que já existem, como o 'Saúde em Ação', por exemplo. Durante este mês, as unidades receberão também uma decoração especial para chamar a atenção das usuárias para este tema tão importante.
 
Segundo a secretaria, a oferta dos exames de Citologia Uterina (Papanicolaou) e Mamografia, que ocorre durante todo o ano, será intensificada neste mês, com a ampliação de vagas para o acolhimento das mulheres, que deverão procurar a UBS mais próxima de casa para o agendamento do atendimento e procedimentos, mediante apresentação de documentos pessoais.
 
Segundo Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.
 
É relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade a incidência cresce progressivamente, especialmente, após os 50 anos. O Ministério da Saúde afirma que cerca de 17% dos casos podem ser evitados, por meio de hábitos de vida saudáveis.
 
O câncer do colo do útero, por sua vez, é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no mundo, depois do câncer de mama, e a principal causa de morte por câncer entre mulheres em muitos países.
 
No Brasil, é o terceiro tumor mais incidente na população feminina com 17 mil novos casos por ano no triênio 2023-2025, correspondendo a uma taxa de incidência de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres.
 
Foto: Reprodução