Noticias

SAÚDE

Saúde entrega mais de 8,1 mil aparelhos auditivos em 4 anos

Redação Portal de Franca
19/11/2024 20:42
A Secretaria de Saúde divulgou nesta semana um balanço dos números de aparelhos auditivos entregues a pacientes da rede pública nos 11 meses deste ano, superando a marca de 1,5 mil unidades. Somados aos anos anteriores, desde 2021, a quantidade supera 8.192 aparelhos.
 
Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, destaca que os equipamentos são fundamentais para a melhoria da qualidade de vida e autonomia das pessoas. Segundo ela, pode parecer uma ação simples, mas tem um impacto na qualidade de vida da pessoa beneficiária, em especial quando envolve idosos. O paciente contemplado com os aparelhos (pode ser para os dois ouvidos), recebe diversos atendimentos na rede de assistência do município, onde é avaliado e recebe o encaminhamento do médico da Unidade Básica de Saúde (UBS).
 
A pessoa é direcionada ao NGA (Núcleo de Gestão Assistencial), composto por especialidades médicas, onde é acolhida pelo otorrinolaringologista, com todos os protocolos e exames necessários. Com isso, é feita a indicação do tipo aparelho, adquirido pela Secretaria de Saúde, de acordo com o grau da deficiência auditiva e condições de cada paciente. Posteriormente, com a chegada da prótese, ela é convocada para fazer os testes de adaptação.
 
A Secretaria de Saúde destaca ainda que é oferecida a manutenção, o acompanhamento e fonoterapia para adaptação ao aparelho, tudo feito junto ao SUS (Sistema Único de Saúde), sem custo nenhum a pessoa beneficiária.
 
Deste total de 8.192 aparelhos entregues, só em 2021 foram 1.750; 2022, 3.384; 2023, 1.460 e até este mês de 2024, 1.598, incluindo os 259 aparelhos, cuja entrega está programada para o próximo dia 26, no Ambulatório de Saúde Auditiva, localizado na rua Prof. Lázaro de Souza Campos, 322, Residencial Baldassari, próximo ao Terminal Rodoviário, com funcionamento das 8 às 17 horas.
 
Diagnóstico precoce
 
A fonoaudióloga, Consuelo Fernandes dos Reis, do Ambulatório de Saúde Auditiva, falou da importância do diagnóstico precoce.  "Nos idosos, as consequências também podem levar ao isolamento e até a demência, dai a importância da utilização da prótese, que permite uma vida normal no ambiente familiar e social", explicou.
 
No Ambulatório também é oferecido o PEATE/BERA (Diagnóstico Precoce Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico), um tipo de exame realizado nos bebês, indicado quando a audiometria ou teste da orelhinha não permitem identificar informações suficientes para um diagnóstico completo.
 
Nesta terça-feira, uma mãe com um bebê de quatro meses encaminhada pela Santa Casa iniciou o acompanhamento na unidade municipal, composta por várias etapas.
 
Manifestação dos pacientes
 
Eunice da Silva é uma das pacientes contempladas com aparelhos auditivos, gratuitamente, na rede municipal. Ela recebeu o diagnóstico que precisava usar a prótese aos 30 anos e disse que foi essencial para a convivência com as outras pessoas, inclusive na área profissional, tendo em vista que trabalha com atendimento ao público. Moradora do Jardim Luíza 2, falou que sem o aparelho não conseguia ouvir nada, somente acompanhando os movimentos labiais com quem dialogava. Está muito mais contente agora, depois que recebeu há uns 4 meses, um equipamento novo e com mais recursos.
 
O aposentado, Gilberto Carrijo de Souza, morador do bairro City Petrópolis, contou que o beneficiário com os serviços do Ambulatório Auditivo foi seu filho, Gustavo Sérgio de Souza, com 32 anos, casado e pai de dois filhos. "Desde os 4 anos foi identificado o problema e recebeu acompanhamento fonoaudiológico, o que ajudou e recebeu assistência no Ambulatório, digna de todos os elogios". Gustavo também recebeu há cerca de 5 meses, um novo aparelho que está facilitando ainda mais sua comunicação, permitindo ouvir e se expressar sem dificuldades, tanto na convivência familiar, no trabalho e nos ambientes sociais.
 
José do Carmo Silva, que passou pelo Ambulatório nesta terça-feira, 19, para ajustes em sua prótese auditiva, disse que o seu bem-estar melhorou em todos os sentidos, tanto para ouvir com mais clareza, como na sua segurança em participar com tranquilidade das conversas em família e com os amigos.
 
Foto: Divulgação