Noticias

PESQUISA

Nova pesquisa aponta pequena ‘reação’ das atividades econômicas, diz Assescofran

Redação Portal de Franca
12/06/2020 10:18

A Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Franca e Região (Assescofran) divulgou os resultados de uma nova pesquisa sobre os impactos da pandemia de coronavírus (Covid-19) em Franca (SP).

Os dados contabilizados em maio por amostragem apontam que o número de demissões, acordos trabalhistas e encerramento de atividades se mantiveram estagnados quando comparados a abril de 2020.

O levantamento é feito com 65 escritórios de contabilidade associados e não associados que respondem os questionários de forma espontânea. A pesquisa é feita por questionários eletrônicos e serve como base para planejamento futuro dos mais diversos segmentos das atividades econômicas.

Com relação aos números, em maio foram 6.710 demissões contra 6.649 em abril, ou seja, uma elevação de 61 desligamentos, os acordos tiveram queda, sendo registrados 8.988 em maio contra 9.228 em abril, o que representa uma baixa de 282 acordos que abrangem situações como, por exemplo, redução de salários e antecipação de férias.

Quanto ao fechamento de empresas os números subiram de 568 em abril para 575 em maio, ou seja, 7 empresas encerraram as atividades no mês passado. Os resultados também geraram mudanças em relação aos percentuais tabulados durante o levantamento.

Em abril 52,1% das empresas tiveram uma redução de até metade do seu faturamento e 38,5 % tiveram reduções nos ganhos acima de 50% da receita. Já em maio esse número melhorou, 46,1% mantiveram perdas de até metade do faturamento (11% melhor que o mês anterior) e 13,5% das empresas deixaram de amargar quedas superiores a 50% no faturamento total, mesmo assim 24,9% das empresas francanas estão neste índice. Os números levam como base principalmente o setor comercial e a prestação de serviços em Franca. 

O presidente da Assescofran, Marcos César Pimenta enfatizou “o destaque positivo está na melhora dos índices de faturamento das empresas locais. O retorno gradual de algumas atividades mesmo com uma série de restrições e horário reduzido já começou a trazer um aumento no faturamento das empresas de um modo geral, ainda longe da “normalidade”.

Ele ainda acrescentou que “nossa entidade continua firme no propósito de auxiliar os escritórios de contabilidade a serem ferramentas fundamentais na retomada das atividades e na recuperação das empresas e dos negócios locais. Estaremos lutando para que a burocracia municipal não seja empecilho para abertura de novas empresas, retomada consciente das atividades econômicas e consequentemente criação de novos postos de trabalho em nossa cidade”

Foto: Reprodução