Noticias

TEMPO

Inverno começa hoje e deve ser menos intenso no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Redação Portal de Franca
20/06/2020 10:28

O inverno no Hemisfério Sul terá início às 18h44 deste sábado (20). A estação é marcada por menos chuva nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte das regiões Norte e Nordeste. Já o noroeste da Região Norte, leste do Nordeste e parte da Região Sul terão mais precipitações no período.

O inverno traz ainda massas de ar frio, vindas do Sul do continente, que provocam quedas nas temperaturas. Em algumas regiões, como no leste do Sul e Sudeste, os termômetros devem marcar abaixo de 22 ºC.

Com a diminuição da temperatura, podem ocorrer geadas nas regiões Sul, Sudeste e no estado do Mato Grosso do Sul; queda de neve nas áreas serranas e planaltos da Região Sul e episódios de friagem nos estados de Rondônia, do Acre e no sul do Amazonas.

"Em função das inversões térmicas no período da manhã durante o inverno, observam-se formações de nevoeiros e/ou névoa úmida nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com redução de visibilidade, impactando especialmente em estradas e aeroportos. Com a redução das chuvas em grande parte do país nesta época do ano, tem-se a diminuição da umidade relativa do ar, que consequentemente favorece o aumento da incidência de queimadas e incêndios florestais, bem como aumento de doenças respiratórias.", informa o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Inverno no Brasil 

Durante a estação, não vai haver influência de nenhum fenômeno oceânico-atmosférico como El Niño e nem La Niña. O oceano Pacífico Equatorial Leste esfriou em relação ao verão, mas os principais centros de de monitoramento desses fenômenos concordam que ainda existe uma situação de neutralidade em relação à temperatura da superfície do mar no Pacífico Equatorial Leste.

É esta neutralidade que deve prevalecer durante todo o período de inverno de 2020. O resfriamento que está ocorrendo no Pacífico não deve ter impacto relevante na atuação das frentes frias no Brasil durante este inverno.

Anomalia da temperatura superficial da água do mar

A temperatura acima da média no oceano Atlântico Norte foi Observada durante todo o verão e o Outono do Hemisfério Sul.  isso fez com que a zona de convergência intertropical ficasse mais ativa sobre o norte nordeste do Brasil provocando chuva mais mais frequente no norte do nordeste.  o Atlântico Norte ainda está com temperatura acima do normal,  o que vai fazer com que a chuva na costa norte do nordeste se prolongue além do período normal.

Inverno de 2020 será  com a característica seca acentuada e com poucos eventos de frio que irão realmente chamar a atenção da população no centro-sul do BR; A secura do ar se torna um fator ainda mais preocupante neste inverno com a pandemia de coronavírus.

Durante o inverno de 2020, as fortes correntes de ventos, entre 10 km e 15 km de altitude, que fazem o papel de “porteiras” para a entrada das massas de ar frio vindas da Antártica, vão ficar, em média, abaixo da posição climatológica normal para a estação. Isto vai dificultar a expansão do ar frio pelo interior do Brasil.

Assim, a maior parte das massas polares que avançarem até o Brasil vão atuar com força sobre os estados da Região Sul, especialmente o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, chegando enfraquecidas ao Sudeste. Várias destas massas polares vão passar pelo Sul do Brasil, mas não vão conseguir avançar para o Centro-Oeste e nem até o norte de Minas Gerais, por exemplo.

Informações MAPA e Climatempo  

Foto: Samuel Cintra/Portal de Franca