Noticias

CORONAVÍRUS

‘Meu pai não morreu de covid-19’ diz filha de idoso na Tribuna da Câmara

Redação Portal de Franca
07/07/2020 16:25

Um óbito supostamente causado pelo novo coronavírus (covid-19) foi o tema de uma fala na Tribuna Livre na manhã desta terça-feira, 07, durante a 19ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Franca. Verônica Aparecida Almeida de Jesus duvidou que seu pai, Vilardo de Almeida, 81, tenha morrido em decorrência do vírus.

Segundo ela, seu pai, que era hipertenso, começou a sofrer de falta de ar no último dia 27 de junho. Foi atendido quatro vezes na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Anita e, em seguida, no Pronto-Socorro “Dr. Álvaro Azzuz”, referência para o atendimento de coronavírus na cidade. Verônica perguntou a todos os médicos que o atenderam se o seu pai estaria com covid-19, mas os profissionais negaram que o idoso estivesse portando o vírus.

Apenas depois de Vilardo ter sido internado no Hospital do Coração (integrante do Complexo Santa Casa de Misericórdia de Franca) é que a equipe de saúde alegou pela primeira vez que ele estava com suspeita de ter contraído o novo coronavírus e ficaria isolado. Ele faleceu no dia 29 de junho.

“Quando meu pai foi internado, voltei para casa com o coração angustiado. Ele estava com falta de ar, mas falando e andando. Meu pai foi morto lá [no Hospital do Coração], ou por excesso de medicação ou por negligência médica. Ele não morreu de covid-19. Não pude me despedir dele, e meu pai foi enterrado como bicho. Quero respostas e a verdade”, declarou Verônica, emocionada.

Ela acrescentou que a causa da morte declarada no atestado de óbito de Vilardo era broncopneumonia com suspeita de covid-19. Para a munícipe, se havia suspeita, a Vigilância Epidemiológica da cidade deveria ter contatado os familiares do paciente para orientá-los, mas não o fez.

Os vereadores lamentaram o ocorrido e prestaram sentimentos a Verônica, como o presidente da Câmara, Pastor Palamoni (PSD); Pastor Otávio Pinheiro (PTB); Marco Garcia (Cidadania); e Corrêa Neves Jr. (PSD). O discurso da munícipe pode ser assistido na íntegra pelo Youtube e pelo Facebook.

Foto: Divulgação