Noticias

COVID-19

Após críticas, Gilson quebra silêncio e fala sobre busca por mais leitos de UTI

Redação Portal de Franca
07/07/2020 18:28

Após semanas, o prefeito Gilson de Souza (DEM) finalmente quebrou o silêncio na tarde desta terça-feira (7) para falar sobre as ações de combate ao coronavírus (Covid-19).

Gilson e alguns dos integrantes do Comitê de Enfrentamento participaram de uma live no gabinete e apresentaram dados à respeito das medidas que foram e vem sendo feitas devido ao avanço da doença e as dificuldades enfrentadas pela falta de leitos de UTI para pacientes adultos.

O prefeito iniciou sua fala relembrando as ações tomadas ainda no início da pandemia e disse “tudo começou em 19 de março quando o município saiu na frente fazendo o decreto de isolamento e isso nos ajudou muito. Não é o que a gente gostaria porque tem algumas vítimas, mas a gente agradece a Deus, pelo que a gente percebe no mundo, o que está acontecendo em todo Brasil e por todos os lados”.

Gilson também agradeceu o empenho e a dedicação dos médicos e profissionais de saúde no enfrentamento da pandemia. O prefeito tem sido alvo de inúmeras críticas da população, por não se posicionar publicamente sobre as ações durante a pandemia e principalmente devido a atual situação que coloca a cidade em estado preocupante e de colapso na rede pública e privada pela falta de leitos de UTI.

Sobre isso ele disse “no sábado (4) e no domingo (5) eu estive falando com o Secretário de Desenvolvimento, Marco Vinholi, nós estamos conversando toda a semana com o Estado e os prefeitos da região em videoconferência discutindo a situação da nossa região”.

Gilson ainda acrescentou “nós sabemos que a nossa região nós temos 23 municípios, mais a população do sul de Minas, um eixo regional com mais de 700 mil pessoas e que nesse momento precisam unir, a união é muito importante”.

O prefeito falou sobre as medidas que foram tomadas nos últimos dias para tentar solucionar a falta de leitos e disse “nós temos 17 leitos de UTI da Santa Casa é uma parceria com o Estado, mais 10 leitos de UTI da Unimed São Joaquim e mais 5 leitos do Hospital São Francisco. Então no total nós temos 32. Fizemos a solicitação ao Marco Vinholi, ele grava um vídeo, já liberando mais 20 leitos de UTI. Então nós vamos ter 52 leitos de UTI”.

Gilson ainda destacou que a região também terá a ampliação de leitos. E acrescentou “São Joaquim da Barra tem 5 leitos e Ituverava tem 10 leitos de UTI. Então total seria de 67 leitos de UTI na região”.

Ainda durante a fala, Gilson falou sobre 32 leitos de enfermaria no Pronto Socorro Álvaro Azzuz com 10 respiradores e o Hospital da Caridade com mais 20 leitos. E por fim alertou a população “use máscara, é importante sair com segurança”.

Covid-19

Os deputados estaduais também voltaram a se manifestar na tarde de hoje (7) sobre as ações na busca pela ampliação de leitos de UTI para atendimento da demanda de pacientes com coronavírus. 

A deputada Graciela Ambrósio afirmou que o Secretário de Desenvolvimento, Marco Vinholi, confirmou a habilitação de mais 20 leitos de UTI. Já o deputado Roberto Engler informou que o anúncio sobre a liberação de recursos para manter essa estrutura deve ser feita nas próximas horas. 

Foto: Reprodução