Noticias

CORONAVÍRUS

Unimed São Joaquim nega acordo com Prefeitura para ampliar leitos de UTI

Redação Portal de Franca
08/07/2020 17:07

A alta taxa de ocupação de leitos de UTI para atendimento de pacientes com coronavírus continua sendo um grave problema sem solução em Franca.

Ontem (7) o prefeito Gilson de Souza (DEM) apareceu em uma live falando sobre as ações em busca de novos leitos junto ao Estado, e possíveis parcerias com a rede privada. Mas até o momento, não houve confirmação oficial da Secretaria Estadual para habilitação de leitos para atendimento na rede pública.

Com relação a rede privada, a Prefeitura estuda a possibilidade de comprar leitos particulares, em casos, extremos desde que falte vaga para pacientes que precisem de atendimento no SUS. 

E na tarde de hoje (8) a Unimed Franca e o São Joaquim Hospital e Maternidade emitiram uma nota de esclarecimento e afirma que “esclarecemos que, até o momento, nenhuma parceria foi firmada entre a Unimed Franca l SJHM e o Poder Público Municipal. Importante ressaltar que nossas estratégias estão alinhadas às ações conjuntas de enfretamento ao Covid-19, mas ainda não houve nenhuma negociação entre as partes em relação ao fornecimento de atendimento médico e hospitalar à população, sendo esse serviço exclusivo para clientes Unimed Franca”

O documento ainda esclarece que são “a Ala Covid-19, que fica nas dependências do SJHM e conta hoje com 10 leitos completos de Cuidados Intensivos com todos os aparelhos e atenção clínica necessários e 7 leitos de Enfermaria, totalizando 17 leitos, pode ser ampliada de acordo com a necessidade dos clientes e pacientes da Unimed Franca”.

Veja a nota na íntegra

Nota de esclarecimento

A Unimed Franca e o São Joaquim Hospital e Maternidade têm direcionado seus esforços em atender com segurança e excelência seus 80 mil clientes durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Por isso, além de oferecer diversos benefícios e opções exclusivas de atendimento, criou um Centro de Triagem e uma Ala hospitalar exclusiva para os casos suspeitos e confirmados de Covid-19.

A Ala Covid-19, que fica nas dependências do SJHM e conta hoje com 10 leitos completos de Cuidados Intensivos com todos os aparelhos e atenção clínica necessários e 7 leitos de Enfermaria, totalizando 17 leitos, pode ser ampliada de acordo com a necessidade dos clientes e pacientes da Unimed Franca. Sendo assim, esclarecemos que, até o momento, nenhuma parceria foi firmada entre a Unimed Franca l SJHM e o Poder Público Municipal.

Importante ressaltar que nossas estratégias estão alinhadas às ações conjuntas de enfretamento ao Covid-19, mas ainda não houve nenhuma negociação entre as partes em relação ao fornecimento de atendimento médico e hospitalar à população, sendo esse serviço exclusivo para clientes Unimed Franca.

Boletim epidemiológico

Também foi divulgado um novo boletim sobre o monitoramento de casos da Covid-19. De acordo com os dados, foram 15 novas confirmações positivas para o coronavírus em atendimentos laboratoriais.

A ala Covid-19 atualmente conta com 12 pacientes internados e o estado de saúde dos pacientes pode ser conferido abaixo nas informações oficiais da Unimed.

- Paciente do sexo feminino, 66 anos. Antecedentes: diabetes, hipertensão arterial e extabagista. Pneumonia viral por Covid-19, progredindo melhora dos parâmetros ventilatórios e estável hemodinamicamente. Confirmada endocardite já em tratamento. Foi extubada hoje com sucesso. PCR POSITIVO para Covid-19.

– Paciente do sexo masculino, 48 anos. Antecedentes: obesidade. Pneumonia viral por Covid-19 e lesão renal aguda. Melhora da função renal e sem hemodiálise. Quadro grave e anticoagulação plena por dificuldade ventilatória. Mantendo febre e aumentado o espectro dos antibióticos. PCR POSITIVO para Covid-19.

– Paciente do sexo masculino, 70 anos. Antecedentes: cardiopatia. Pneumonia viral por COVID 19 e que evoluiu com insuficiência respiratória e necessidade de intubação e evolução para estado grave. Confirmada embolia pulmonar e iniciada anticoagulação plena. PCR POSITIVO para Covid-19.

- Paciente do sexo feminino, 73 anos. Antecedentes: Obesidade. Pneumonia viral e parada respiratória revertida. Estado grave e lesão renal aguda já em hemodiálise com sucesso. Melhora pressórica após a hemodiálise. Teste POSITIVO para Covid-19.

- Paciente do sexo feminino, 85 anos. Paciente com pneumonia viral por COVID-19 e evoluindo para melhora clínica. Ainda em ventilação espontânea. Confirmada embolia pulmonar e iniciada anticoagulação plena. Teste rápido de antígeno POSITIVO para Covid-19.

- Paciente do sexo feminino, 84 anos. Antecedentes: câncer de mama e doença meningocócica. Pneumonia viral por Covid-19. Paciente estável hemodinamicamente com pequena melhora clínica, mas ainda dependente de oxigênio e aumentado o espectro dos antibióticos. Teste rápido de antígeno POSITIVO para Covid-19.

- Paciente do sexo masculino, 49 anos. Antecedentes: Obesidade, hipertensão, e apnéia do sono. Pneumonia viral por Covid-19. Em ventilação mecânica, mas estável hemodinamicamente. Tentativa de diminuir a sedação. Teste rápido de antígeno POSITIVO para Covid-19.

- Paciente do sexo masculino, 62 anos. Antecedentes: pancreatite crônica. Pneumonia viral por Covid-19 e pancreatite agudizada. Apresenta-se estável hemodinamicamente e sem uso de oxigênio. Alta hospitalar para continuar seguimento por telemedicina. PCR POSITIVO para Covid-19.

- Paciente do sexo masculino, 58 anos. Paciente portador de dislipidemia que foi internado com pneumonia viral por Covid-19 para cuidados clínicos. Apresenta-se estável, mas com necessidade de suporte de oxigênio e evoluindo com piora do quadro. Teste POSITIVO para Covid-19.

- Paciente do sexo feminino, 39 anos. Antecedente: gestante. Paciente com pneumonia viral por Covid-19 que foi internada para suporte clínico. Apresenta-se estável e sem oxigênio. Vitalidade fetal acompanhada pela Equipe de Ginecologia. PCR POSITIVO para Covid-19.

- Paciente do sexo feminino, 44 anos. Antecedentes: asma e hipertensão. Paciente com pneumonia viral por Covid-19 e piora da asma. Internou para suporte clínico. Apresentase estável e sem oxigênio. Tratamento com antibióticos por pneumonia. Teste rápido por swab POSITIVO para Covid-19.

- Paciente do sexo masculino, 57 anos. Paciente sem comorbidades com pneumonia viral por Covid-19 internado para cuidados clínicos. Apresenta-se estável e sem oxigênio. Teste rápido sorológico POSITIVO para Covid-19.

- Paciente do sexo masculino, 56 anos. Paciente sem comorbidades com pneumonia viral que foi internado para cuidados clínicos. Apresenta-se com piora ventilatória e precisando de suporte de oxigênio. Aguarda PCR para Covid-19.

Foto: Reprodução