Noticias

SERVIÇOS

Limpeza de bueiros é reforçada no jardim Aviação, Aeroporto e Santa Bárbara

Redação Portal de Franca
09/07/2020 12:44

A Prefeitura de Franca prossegue com equipes permanentes nas ruas e avenidas da cidade realizando um trabalho preventivo, que é a limpeza e recuperação de bocas de lobo, além da abertura de novas unidades em pontos críticos que recebem grandes volumes de água.

Esses dispositivos tem papel fundamental na captação das águas pluviais geradas a partir das vias impermeabilizadas, pois quando esses locais ficam obstruídos (ocorrência muito frequente, por conta de lixo que é atirado indevidamente), faz com que aumenta o volume de água escorrendo pelo pavimento e as consequências muitas vezes são imprevisíveis.

Entre os problemas mais recorrentes estão as inundações de imóveis existentes nas imediações, nos locais situados abaixo do nível da rua, além de danos causados no próprio pavimento que chega a ser arrancado. Nessa semana a Secretaria de Serviços e Meio Ambiente está com uma frente de trabalho na recuperação de bocas de logo na região Sul, compreendendo setores dos Jardins Aviação, Aeroporto 3 e Santa Bárbara.

A prática de vandalismo é constante, onde quando conseguem, as pessoas chegam a arrancar a estrutura de ferro que protege a entrada a boca de lobo para vender como sucata e isso facilita que objetos de grande porte sejam atirados, como peças de móveis, peços de utensílios domésticos, pneus e outros objetos que levam a obstrução. Isso nesse período de estiagem nem é observado, porém com o começo das chuvas dá causa aos rompimentos e toda problemática decorrente.

Além dos bairros citados na região Sul, essa operação de desobstrução é mantida diariamente e vem sendo levada para todos os bairros. Em algumas regiões a Prefeitura precisa até interromper o tráfego, pois o comprometimento não se limita a obstrução da boca de lobo, mas a parte das redes de galerias que acabam tendo de ser substituídas.

A orientação aos moradores é para que não deixem lixo solto nas calçadas e nem façam a varrição, destinando folhagens e entulhos para a rede de galerias, isso só vai agravar a situação e dar causa a problemas futuros.

Solicitações sobre redes ou ‘bueiros’ entupidos, podem ser feitas diretamente através do tel. 3711-9440.

Foto: Divulgação