Noticias

PLANO SP

Com falta de leitos de UTI e alta de casos, Franca pode continuar na fase vermelha do Plano SP

Redação Portal de Franca
09/07/2020 20:00

O governador João Doria (PSDB) faz nesta sexta-feira (10) uma nova coletiva de imprensa onde apresenta os detalhes sobre os números do coronavírus (Covid-19) em todo Estado. Na oportunidade além de novas medidas, será apresentada a reclassificação das 17 regiões administrativas do Estado de acordo com os critérios estabelecidos pelo Plano São Paulo.

A região de Franca atualmente está na fase 1 (vermelha) a mais rigorosa do plano e que autoriza apenas o funcionamento de atividades essenciais. Levando em consideração os resultados dos últimos dias, a tendência é de que a região seja mantida com o controle de maior rigor, impedindo a reabertura do comércio e outras atividades econômicas.

Entre os fatores que podem pesar na decisão do governo paulista estão, o aumento de casos registrados da doença e principalmente a falta de leitos de UTI para atendimento de pacientes com a Covid-19.

De acordo com boletim emitido na noite de hoje (9) Franca tem 556 casos positivos, 12 mortes, 202 curados, 211 suspeitos e 1034 casos negativos. Uma boa notícia é que o Estado confirmou na tarde de hoje (9) à deputada Graciela a instalação de 10 novos leitos de UTI na Santa Casa de Igarapava o que desafoga a demanda na Santa Casa de Franca. 

O que é importante lembrar é que os dados não levam apenas em consideração a cidade, mas a região que é composta por 23 municípios que também tiveram alta nos registros relacionados à pandemia.

Nesta semana apesar dos anúncios de autoridades políticas, não houve decisão prática e efetiva com a habilitação de novos leitos para a cidade. O prefeito Gilson de Souza (DEM) alvo de muitas críticas por não se pronunciar publicamente sobre as ações de controle e combate a pandemia, finalmente apareceu em uma live, porém não foram anunciadas medidas efetivas que auxiliem nesse momento crítico, principalmente na rede SUS.

No encontro o próprio Secretário de Saúde José Conrado Dias Netto, afirmou que a região de Franca e a região de Ribeirão Preto que também está na fase vermelha são hoje o epicentro da pandemia.

Além de Franca, as regiões de Ribeirão Preto e Campinas, atualmente são as que mais recebem atenção e monitoramento do Governo do Estado. Nesta semana também em virtude da alta taxa de ocupação e a falta de leitos, os pacientes da região de Campinas passaram a ser transportados para o hospital de campanha em Ibirapuera.

Na oportunidade, João Doria também deve anunciar uma nova prorrogação da quarentena. Os anúncios acontecem as 12h45 e os detalhes você poderá acompanhar na retransmissão aqui pelo Portal de Franca.

Foto: Divulgação