Noticias

CORONAVÍRUS

Gilson rebate críticas da ACIF e anuncia compra de 10 leitos de UTI da Santa Casa; Veja!

Redação Portal de Franca
17/07/2020 18:36

O prefeito Gilson de Souza (DEM) mudou o tom e reagiu às críticas feitas a sua gestão durante a semana quanto as medidas de combate e prevenção ao coronavírus (Covid-19).

Durante transmissão pelas redes sociais da Prefeitura, o prefeito anunciou a compra de 10 novos leitos de UTI adulto para atendimento de pacientes na Santa Casa de Franca. Serão investidos R$ 1,4 milhão.

O prefeito fez questão de lembrar "o leito de UTI é responsabilidade do Estado, não é responsabilidade do município. O que é de responsabilidade da Prefeitura são a UPA, Pronto Socorro Álvaro Azzuz e todas as nossas unidades. Nós estamos todos os meses, entre consultas e atendimentos, com mais de 110 mil atendimentos mês. Mas mesmo não sendo de responsabilidade, a Prefeitura fez um aporte à Santa Casa de R$ 1,4 milhão para compra de 10 leitos de UTI". 

Logo em seguida, Gilson rebateu às duras críticas feitas pelo presidente da Associação do Comércio e Indústria de Franca (ACIF), Tarciso Bôtto, que esteve na Tribuna Livre da Câmara Municipal e apresentou um manifesto público criticando a gestão do prefeito no combate à pandemia.

“Eu queria aqui fazer uma recomendação ao presidente da Acif que ele traz uma matéria, uma fala, politicamente maldosa tentando passar a responsabilidade de leitos de UTI para mim. Eu queria dizer ao presidente que a Acif tem muito dinheiro e que ele poderia comprar um pouco de leitos de UTI para os seus associados" disse Gilson.

E ainda acrescentou “esse momento que nós estamos vivendo é de união, nós precisamos estar mais perto, mais junto, mais unidos, porque a doença já é forte e se a gente agora estiver misturando a política no momento da doença, não é o caminho”.

A assessoria de imprensa da ACIF informou ao Portal de Franca que o presidente da entidade não irá se manifestar sobre a fala do prefeito.

NOVOS LEITOS

Gilson ainda apresentou um gráfico com os números de pacientes internados na rede pública e disse “hoje nós temos 15 pacientes na UTI, e desses 5 de Franca, os outros 10 são da região”.

Participaram da live o coordenador da Secretaria de Saúde, Luiz Carlos Vergara, que reforçou “falar da importância dessa decisão sua senhor prefeito, de investir em UTI quando a responsabilidade é do Estado, você nesse momento demonstra um grande administrador, dando a sua contribuição e mostrando o que deve ser parceiro”.

A Secretária de Finanças, Tânia Bertholino, falou das dificuldades enfrentadas devido aos impactos da pandemia “com a chegada da pandemia, uma queda brusca na arrecadação que chegou já inclusive a 32% comparado o mês de abril com mês de março deste ano. Esse percentual vem oscilando a todo momento”.

Veja como foi:

 Foto: Reprodução