Noticias

EDUCAÇÃO

Professora de Franca (SP) é uma das vencedoras do Prêmio Educador Nota 10

Redação Portal de Franca
20/07/2020 19:13

O Prêmio Educador Nota 10, maior e mais importante prêmio da Educação Básica Brasileira, divulgou os dez vencedores da edição deste ano. Os premiados foram anunciados durante o programa Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo, no dia 20 de julho.

Entre os escolhidos está a professora de Franca (SP), Rita Marta Mozetti Silva, da Escola Estadual Adalgisa de São José Gualtiéri. Rita ganha um vale-presente  no valor de R$ 15 mil e segue na disputa pelo título de Educador do Ano.

Buscando formas inovadoras de lecionar Língua Portuguesa, Rita conseguiu estimular crianças do 5º ano do Ensino Fundamental a ler e debater importantes obras da literatura, como Dom Quixote, Iracema, Os Três Mosqueteiros e Romeu e Julieta. Para isso, a professora criou as chamadas terças-literárias, atividade de trocas de comentários, recomendações e retiradas de títulos para leitura individual. O início do projeto foi em sessão na qual leu trechos do original de Cervantes para as crianças.

Os alunos se  interessaram pela história e a educadora sugeriu boas adaptações da obra para lerem sozinhos. Os estudantes também produzem indicações de livros e resenhas em um processo cuidadoso que inclui etapas coletivas e revisões para aprimorar o texto.

O gosto pela literatura se espalhou pela escola e uma árvore onde os livros são pendurados acolhe colegas de outros anos e visitantes de unidades próximas. A família também se envolve nas leituras, participa dos encontros, escreve indicações e colabora no vlog literário dos alunos.

Por tudo isso, o Pé de livros já deu frutos: um projeto de leitura em voz alta nos recreios e em unidades escolares do entorno e um pedágio literário, no qual as crianças entregam livros arrecadados em doações.

Outros projetos Além de  Rita, outros nove educadores que desenvolveram experiências pedagógicas de destaque nas escolas em que trabalham foram escolhidos entre quase 4 mil inscritos pela Academia de Selecionadores – composta por grandes especialistas em didáticas específicas, pesquisadores das principais universidades do país, orientadores de graduação e pós-graduação, além de formadores de gestores e de professores em suas respectivas disciplinas.

Além de São Paulo, os vencedores representam Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Pernambuco e Rio de Janeiro. Dos 10 projetos campeões, cinco são trabalhos realizados com alunos do Ensino Fundamental (somando anos finais e iniciais), três com turmas do Ensino Médio, um de gestão e outro com crianças bem pequenas.

Já entre as disciplinas, são dois projetos de Língua Portuguesa, um trabalho de gestão escolar e um com crianças bem pequenas. Completam a lista iniciativas de Artes, Educação Física, Filosofia, Matemática, Geografia e Física.

O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita  que, desde 2014, realiza a premiação em parceria com Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho. O Prêmio reconhece e valoriza professores da Educação Infantil ao Ensino Médio e também coordenadores pedagógicos e  gestores escolares de escolas públicas e privadas de todo o país.

Ao longo das 22 edições anteriores, foram premiados 281 educadores, entre professores e gestores escolares, que receberam aproximadamente R$ 2,85 milhões em prêmios no total. O Prêmio Educador Nota 10 tem o patrocínio da Fundação Lemann, SOMOS Educação e BDO e o apoio de Nova Escola, Instituto Rodrigo Mendes e Unicef. Desde 2018, é associado ao Global Teacher Prize, prêmio internacional de educação, realizado pela Fundação Varkey

Foto: Reprodução