Noticias

ESPERANÇA

Vacina de Oxford é segura e induz resposta imune contra Covid-19, revela estudo

Redação Portal de Franca
21/07/2020 07:54

Resultados preliminares de medicamento para combater a Covid-19 apontam que a vacina de Oxford é segura e pode imunizar o organismo contra o novo coronavírus. Cientistas da universidade britânica anunciaram os efeitos promissores nas duas primeiras fases de testes.

Os ensaios mostraram que a vacina foi capaz de induzir a resposta do organismo tanto por anticorpos como por células T até 56 dias após a primeira dose. Os anticorpos para destruição do vírus foram detectados 28 dias após a aplicação da vacina.

Os pesquisadores também identificaram a necessidade de reforço com uma segunda dose. Apesar de animadores, os testes ainda não podem comprovar se a pessoas exposta ao Sars-Cov-2 fica efetivamente imune com a vacina. O estudo segue na terceira etapa no Brasil e em outros países.

Outros testes 

Governador João Doria anunciou nesta segunda-feira (20) o início dos testes da CovonaVac, vacina contra o coronavírus, no Brasil. O Instituto Butantan receberá as doses de imunizantes e placebos que serão utilizados na realização da terceira fase de ensaios clínicos para desenvolvimento da vacina, em parceria com a farmacêutica Sinovac Life Science.

carga com 20 mil doses, proveniente da China, desembarcou durante a madrugada de ontem (20) no Aeroporto Internacional de Guarulhos e será levada à sede do Instituto Butantan para ser verificada. Em seguida, será distribuída aos 12 centros de pesquisa responsáveis pelo recrutamento, aplicação e acompanhamento dos voluntários.

Os testes da vacina, uma das mais avançadas do mundo, começam nesta terça-feira (21) no Hospital da Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, na capital paulista. A terceira fase de testes no HC será direcionada a 890 voluntários. Os pesquisadores do hospital vão analisar os voluntários em consultas agendadas a cada duas semanas. A estimativa é concluir as primeiras análises em até 90 dias.

Foto: Reprodução