Noticias

INVESTIGAÇÃO

Lava Jato: José Serra volta a ser alvo de operação por suspeita de caixa 2

Redação Portal de Franca
21/07/2020 09:04

O senador paulista, José Serra (PSDB) mais uma vez foi alvo de operação da Polícia Federal. Na manhã desta terça-feira (21) foi desencadeada a operação denominada Paralelo 23 é uma nova fase da Operação Lava Jato.

A investigação apura o recebimento de R$ 5 milhões em doações que não foram contabilizadas para campanha feitas pelo empresário José Serpieri Júnior, da Qualicorp.

O suposto caixa 2 teria ocorrido na campanha de 2014. A operação acontece em conjunto com Ministério Público e a Justiça Eleitoral. São 4 mandados de prisão temporária e 15 mandados de busca e apreensão, inclusive no gabinete e apartamento funcional de José Serra na capital federal.

Um dos mandados de prisão é contra o empresário José Serpieri Júnior.

Propina

Essa é a segunda operação contra José Serra no mês. No dia 3 de julho, buscas foram feitas na casa do ex-governador e atual senador José Serra (PSDB) na Capital. As ações fazem parte da força-tarefa da Operação Lava Jato

Serra foi denunciado por lavagem de dinheiro. Ele teria recebido propinas da Odebrecht quando ocupava o cargo de governador de São Paulo entre 2006 e 2007. Os valores seriam referentes aos benefícios relacionados às obras do Rodoanel Sul. 

Além do político, a filha dele, Verônica Serra também é investigada pelas autoridades. O Ministério Público Federal (MPF) afirma que foram feitas transferências com intuito de dissimular a origem dos recursos quando em 2014 foram destinados por Verônica Serra para outra conta na Suíça. 

A Justiça determinou o bloqueio de cerca de R$ 40 milhões.

Foto: Reprodução