Noticias

CORONAVÍRUS

Gilson quer união de prefeitos da região em busca de mais recursos e equipamentos

Redação Portal de Franca
25/07/2020 08:50

Os dados demonstrados pela Secretaria de Saúde na reunião que o prefeito Gilson de Souza manteve com os secretários municipais na tarde desta sexta-feira (24), indicam que 67% da ocupação de leitos de UTI SUS em Franca são de pacientes de cidades vizinhas

Dessa forma, o prefeito Gilson de Souza toma a iniciativa de convidar para o início da próxima semana os prefeitos dos municípios vizinhos para unirem forças na luta contra a Covid-19 e intensificarem as solicitações ao Governo Estadual para envio de mais leitos de UTI e equipamentos necessários que proporcionem aumentar a infraestrutura hospitalar de toda a região. 

Outra medida com esse mesmo propósito, será a de intensificar as orientações e fiscalização para que a população cumpra as medidas protetivas e protocolos de segurança sanitária exigidos pela Vigilância Epidemiológica para o combate à Covid-19.

A Prefeitura de Franca, em sintonia com o Comitê Municipal de Contingenciamento e Enfrentamento da Covid-19, composto por técnicos da área de saúde e representantes da sociedade civil, alerta sobre a necessidade de maior engajamento da população na prevenção e impedimento do avanço da pandemia na cidade. 

Os recentes números indicando o crescimento de casos positivos, 1008 até a última sexta-feira, com o registro de 23 novos casos em apenas um dia, e a falta de vagas em UTI, exigem cuidado preventivo muito maior por parte da população. 

O Governo do Estado, atendendo às constantes solicitações do prefeito Gilson de Souza, enviou mais 10 leitos de UTI, que chegaram à cidade na manhã de ontem, 24 de julho, mas ainda carecem de bombas de infusão, que também são de competência do Estado, para entrarem em operação na Santa Casa, o que pode levar, segundo informação de Thiago da Silva, diretor do hospital, até duas semanas. 

Em conversa por telefone com o diretor da Santa Casa, solicitou a ele a máxima urgência em colocar em funcionamento estes 10 leitos, uma vez que o valor de R$ 1,4 milhão para manutenção dos mesmos já estão à disposição da Santa Casa pela Prefeitura. 

Prevenção   

Portanto, é necessário que a população se proteja, usando máscaras, ficando em casa, saindo apenas em caso de extrema necessidade. Deve-se redobrar também os cuidados com a higiene pessoal, lavando as mãos constantemente com água e sabão ou utilizando álcool gel. 

As autoridades sanitárias avisam que é imprescindível evitar aglomerações, jogos de futebol, frequentar locais fechados, participar de reuniões festivas, enfim, é imprescindível manter o isolamento social.

Estrutura no PSM

A Prefeitura de Franca, desde o começo da pandemia montou estrutura de acolhimento e tratamento de pacientes da Covid-19 no Pronto Socorro ‘Dr. Álvaro Azzuz’, com 32 leitos clínicos de estabilização (dos quais, 10 com respiradores) e contratou leitos de enfermaria na Santa Casa e no Hospital da Caridade.

Porém, com o crescimento significativo dos casos positivos e a falta de vagas para internação em UTI, a Secretaria de Saúde teve que adotar procedimentos emergenciais, nessa mesma unidade, requisitando médicos e equipes técnicas de emergência para fazer frente a essa forte demanda, e que tende a crescer caso as pessoas não se conscientizem e adotem medidas protetivas individuais.

Com relação às atividades comerciais, a Prefeitura de Franca alerta para que se siga os protocolos de segurança, com vendas via internet, Delivery e Drive Thru. Mais do que nunca é preciso seguir à risca as recomendações das autoridades sanitárias.

Foto: Reprodução