Noticias

CULTURA

Projeto Cena Livre estreia temporada de espetáculos no Sesi

Redação Portal de Franca
17/10/2019 16:34
Nos meses de outubro e novembro, 20 espetáculos inéditos vão percorrer as unidades da instituição do interior e da capital. As montagens inéditas pertencem ao projeto Cena Livre, que apresenta ao público os resultados do curso anual de iniciação teatral Múltiplas Linguagens, ministrado pelos Núcleos de Artes Cênicas do SESI-SP (NAC). O tema escolhido para este ano é Movimentos Migratórios, cujo intuito é compreender contextos de migração e os deslocamentos humanos.

Nesta edição de 2019, o tema Movimentos Migratórios tem como ponto de partida as obras dramatúrgicas da literatura em constante movimento, em busca da descoberta do seu território. São trazidos para o palco textos com ênfase na dramaturgia brasileira, moderna e contemporânea como as obras de Matéi Visniec, Glória de Oliveira, Aglaja Veteranyi, Leia Slimani, Anders Lustgarten’s, Arthur Miller, Curt Nimuendaju, Bertolt Brecht, Luís Alberto Abreu, Clarice Lispector, Graciliano Ramos, João Cabral de Melo Neto, Hilda Hilst e Lyman Frank Baum.

As montagens retratam desde mudanças do sertão nordestino, em busca de melhores condições de vida, até o relato perturbador de uma família e sua babá. Em A Terra da Paz, do NAC Mogi das Cruzes, a vivência entre dois refugiados muda, a perspectiva se altera conforme mudamos o olhar. A peça traça o caminho e a situação, o passado, as esperanças, os sonhos encontrados em grandes grupos fugindo da realidade difícil, à procura de melhores condições humanas de vida.

Já o espetáculo Esperamos aqui com 360 filhos vindo do longe, do NAC Campinas, aborda as necessidades e expectativas de sonhos daqueles que partem em busca de um novo lugar. Terra de Noz, do NAC Vila das Mercês, por sua vez, se passa em uma terra conflituosa, onde figuras fantásticas esperam barcos que a levarão em um lugar melhor para se viver, navegando em uma realidade que mostra que mudanças, por vezes dolorosas, são necessárias.
 
Em Franca a programação prevê as apresentações nos dias 1, 2, 3, 8, 9 e 10 de novembro, sextas e sábados, às 20h e aos domingos, às 19h. A apresentação será do espetáculo Contrata-se.