Noticias

CORONAVÍRUS

SAP confirma 90 detentos infectados e 14 servidores afastados em Franca

Redação Portal de Franca
06/08/2020 19:00
A Penitenciária de Franca passou nesta quinta-feira (6) por testagem em massa de detentos e novas medidas de proteção serão reforçadas para conter o avanço dos casos de coronavírus (Covid-19). 
 
De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) nesta sexta-feira (7) serão feitos testes nos servidores. Outras medidas como, por exemplo, higienização e descontaminação, tanto dentro das celas como no pavilhão foram reforçadas. 
 
O órgão ainda confirmou por meio de nota oficial que 90 detentos passaram por testes rápidos e os resultados deram positivo para coronavírus, e 4 por exame PCR, desses 3 já retornaram ao convívio e os demais estão isolados. 
 
A preocupação quanto a pandemia também se estende aos servidores e segundo a SAP, foram 9 confirmados por exame PCR, sendo que 3 já retornaram às suas atividades e 6 estão afastados, 11 que testaram positivo em Teste Rápido, sendo que 4 já retornaram às suas atividades e 6 estão afastados e 1 óbito. 
 
Além destes, 2 casos são tratados como suspeitos, pois não há confirmação e os funcionários estão afastados. Ao todo portanto, são 14 servidores que estão afastados das atividades. 
 
O documento reforça que "todo servidor com suspeita de diagnóstico de Covid-19 está devidamente afastado sob medidas de isolamento em sua residência, conforme orientações do Comitê de Contingência do coronavírus e a Secretaria acompanha seu quadro clínico, fornecendo todo o suporte necessário para sua recuperação". 

Como precaução "estamos fornecendo material de proteção individual, como mascaras, luvas e aventais e produtos para higienização das mãos, como o álcool gel para uso no ambiente de trabalho. Também é feita diariamente pulverização com hipoclorito de sódio em todas as dependências do presídio".   

Veja a nota na íntegra: 

Prezado,

A Secretaria da Administração Penitenciária informa que a testagem em massa implementada pelo Governo do Estado às pessoas privadas de liberdade e aos servidores do sistema penitenciário paulista obedece a um cronograma técnico da área da saúde. Esclarecemos que a Penitenciária de Franca, citada pela reportagem, já passa por esse processo.

Porém, ressalvamos que os resultados da testagem são parciais, pois presos estão sendo testados. Até o momento, foram detectados no pavilhão habitacional III, 90 presos com resultado positivo por Teste Rápido. Eles estão em isolamento.

Estão sendo ampliadas, a partir de hoje, novas medidas de higienização e descontaminação, tanto dentro das celas como no pavilhão. Quanto aos funcionários, estamos fornecendo material de proteção individual, como mascaras, luvas e aventais e produtos para higienização das mãos, como o álcool gel para uso no ambiente de trabalho. Também é feita diariamente pulverização com hipoclorito de sódio em todas as dependências do presídio. A testagem dos servidores ocorrerá amanhã, 7.

Seguem mais dados:

- Penitenciária de Franca

Presos

90 confirmados por Teste Rápido e 4 por exame PCR, sendo que 3 já retornaram ao convívio e os demais estão isolados.

Servidores

9 confirmados por exame PCR, sendo que 3 já retornaram às suas atividades e 6 estão afastados, 11 que testaram positivo em Teste Rápido, sendo que 4 já retornaram às suas atividades e 6 estão afastados e 1 óbito e 2 com suspeita sem confirmação que estão afastados. Todo servidor com suspeita de diagnóstico de Covid-19 está devidamente afastado sob medidas de isolamento em sua residência, conforme orientações do Comitê de Contingência do coronavírus e a Secretaria acompanha seu quadro clínico, fornecendo todo o suporte necessário para sua recuperação.

A Pasta tem realizado busca ativa para casos similares à Covid-19 em toda a população prisional. Estamos seguindo ainda as determinações do Centro de Contingência do coronavírus e avaliamos permanentemente o direcionamento de ações para o enfrentamento do problema.

Medidas de higiene e distanciamento preconizados pelos órgãos de saúde foram aplicadas, foram suspensas as atividades coletivas; a limpeza das áreas foi intensificada; a entrada de qualquer pessoa alheia ao corpo funcional foi restringida; foi determinada quarentena para os presos que entram no sistema prisional; realizado o monitoramento dos grupos de risco; ampliação na distribuição de produtos de higiene, álcool em gel e sabonete e distribuição de Equipamentos de Proteção Individual. Salientamos que a gestão de servidores, inclusive a distribuição nos locais de trabalho, cabe à direção da unidade prisional. Ressaltamos que não há falta de medicação na unidade.

Foto: Reprodução